Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29571
Criado em 1914, por Henry Ford, o Fordismo foi um sistema de produção que visava o consumo em massa obtido por meio do consumismo capitalista. No cenário atual, é possível notar como a sociedade se comporta de maneira compulsiva diante do comércio, o que decorre pela intensa publicidade da mídia para vender os seus produtos. À vista disso, vê-se a consequência dessas atitudes, como a alta criação de lixo eletrônico.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o alto consumo causado pela publicidade é uma das principais causas do problema. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, as classes C, D e E são as que mais compram por causa de promoções. Essa situação se deve às propagandas de ofertas das empresas, que normalmente são persuasivas ao ponto de manipular toda uma sociedade e colocá-la em uma caixa de desejos insaciáveis, haja vista que para a população o poder da compra é sinônimo de felicidade. Logo, é inquestionável a discussão sobre como as famosas marcas contribuem para o consumismo.

Por conseguinte, se faz necessário o debate sobre a produção de lixo eletrônico no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de detrito eletrônico no mundo, tendo como causa as exageradas compras desses aparelhos. Análogo a isso, todo esse lixo descartado de maneira incorreta pode causar graves consequências para o meio ambiente, como a poluição do ar, o que também afeta a saúde humana. Desse modo, é imprescindível que a sociedade continue nesse quadro em que o consumo vale mais do que o bem estar da natureza.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar a alta produção de lixo causada pelas elevadas compras da sociedade. Logo, urge que o Ministério da Informação, Tecnologia e Ciência (MITC) crie, por meio de publicações nas mídias sociais, "posts" que tragam ao público a visão do consumo consciente. Esses "posts" deverão ser elaborados por pessoas especializadas, como jornalistas ou programadores da web, além de apresentarem os benefícios de um consumo saudável, a fim de que a população veja que é possível estar na moda e cuidar do meio ambiente. Assim, será possível restringir, de fato, os problemas causado pelo consumismo idealizado no Fordismo.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29572
@duanalin, @Felipe082 e @Ashiley, poderiam corrigir? Não sei não, mas acho que essa redação fugiu um pouco, ou pode ser apenas paranoia minha :?
Desde já agradeço vocêêêsss ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29574
Jeniffeeee escreveu:@duanalin, @Felipe082 e @Ashiley, poderiam corrigir? Não sei não, mas acho que essa redação fugiu um pouco, ou pode ser apenas paranoia minha :?
Desde já agradeço vocêêêsss ;)
Logo logo darei minha opinião! ;)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#29592
Jeniffeeee escreveu:@duanalin, @Felipe082 e @Ashiley, poderiam corrigir? Não sei não, mas acho que essa redação fugiu um pouco, ou pode ser apenas paranoia minha :?
Desde já agradeço vocêêêsss ;)
Adicionada à minha lista! ;)
Pela minha primeira leitura, fiquei com a impressão de que, de fato, você fugiu um pouco do tema. O consumo consciente, que deveria ser comparado com o consumismo durante todo o texto, praticamente só apareceu na conclusão!
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29603
@Felipe082, sim, é verdade. Eu não entendi muito bem a proposta e achei muita informação em um título só, aí resolvi "partir" o tema e distribuir em cada parte do texto.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29608
Muito grande! O problema nem é esse, mas são muitos assuntos, fiquei tipo, caraca, eu vou falar do consumo consciente + o consumismo, ou sobre o consumismo + a culpa da sociedade com o meio ambiente. Escolhi a segunda opção e meio que enfiei uma parte da primeira na conclusão, sei lá, acho que pra fazer mais sentido. No entanto, pensei seriamente em "riscar" a primeira parte da proposta e só deixar o lado do consumismo :lol:
Mas para o meu desgosto eu não podia fazer isso.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29668
Oi @Jeniffeeee. Vou fazer apenas alguns comentários sobre a sua redação, porque sinceramente a achei espetacular e não tenho nem o que falar! Bom, são apenas elogios. Não tenho nem críticas construtivas. Sério, está excelente! Há tudo o que deveria ter: contextualização, repertórios, tópico frasal, argumento, proposta de intervenção completa, até as minhas dicas de recapitulação do problema na conclusão haha :lol:
Sem palavras... Parabéns!
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29669
Felipe082 escreveu:
Jeniffeeee escreveu:@duanalin, @Felipe082 e @Ashiley, poderiam corrigir? Não sei não, mas acho que essa redação fugiu um pouco, ou pode ser apenas paranoia minha :?
Desde já agradeço vocêêêsss ;)
Adicionada à minha lista! ;)
Pela minha primeira leitura, fiquei com a impressão de que, de fato, você fugiu um pouco do tema. O consumo consciente, que deveria ser comparado com o consumismo durante todo o texto, praticamente só apareceu na conclusão!
Porém, apesar da estrutura excelente, concordo com o Felipe!
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#29673
@Ashiley, obrigadaaaaa! :D
Sim, é verdade, acho que dei uma fugidinha kkkkkk. Fiquei muito confusa com esse tamanho de título e me perdi nas ideias :?
E não tinha nem um texto motivador pra dar uma olhadinha! Só um link em que falava do consumismo infantil e da questão do lixo, por isso resolvi desenvolver por esse lado. Enfim, vou aguardar as outras correções. Muitoo obrigada! ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
286 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
49 Exibições
por marx
0 Respostas 
51 Exibições
por Lannax
2 Respostas 
818 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
95 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
140 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
30 Exibições
por Davilly
Novas formas de Consumo Consciente
por nandaramalho    - In: Outros temas
0 Respostas 
97 Exibições
por nandaramalho
0 Respostas 
84 Exibições
por Sofia19
0 Respostas 
80 Exibições
por Nibex
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM