Em primeiro lugar, é importante destacar que o alto consumo causado pela publicidade é uma das principais causas do problema. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, as classes C, D e E são as que mais compram por causa de promoções. Essa situação se deve às propagandas de ofertas das empresas, que normalmente são persuasivas ao ponto de manipular toda uma sociedade e colocá-la em uma caixa de desejos insaciáveis, haja vista que para a população o poder da compra é sinônimo de felicidade. Logo, é inquestionável a discussão sobre como as famosas marcas contribuem para o consumismo.
Por conseguinte, se faz necessário o debate sobre a produção de lixo eletrônico no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de detrito eletrônico no mundo, tendo como causa as exageradas compras desses aparelhos. Análogo a isso, todo esse lixo descartado de maneira incorreta pode causar graves consequências para o meio ambiente, como a poluição do ar, o que também afeta a saúde humana. Desse modo, é imprescindível que a sociedade continue nesse quadro em que o consumo vale mais do que o bem estar da natureza.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar a alta produção de lixo causada pelas elevadas compras da sociedade. Logo, urge que o Ministério da Informação, Tecnologia e Ciência (MITC) crie, por meio de publicações nas mídias sociais, "posts" que tragam ao público a visão do consumo consciente. Esses "posts" deverão ser elaborados por pessoas especializadas, como jornalistas ou programadores da web, além de apresentarem os benefícios de um consumo saudável, a fim de que a população veja que é possível estar na moda e cuidar do meio ambiente. Assim, será possível restringir, de fato, os problemas causado pelo consumismo idealizado no Fordismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.