Em primeiro plano, convém ressaltar que a problemática deve-se as falhas na questão legal e sua aplicação, haja vista que, conquanto a Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no sistema jurídico, garanta projetos na educação para solucionar o malefício. No entanto, apesar da defesa constitucional nota-se que, causas como estas: proliferação de mensagens falsas e ausência de pensamento crítico acerca do assunto. Assim, circunstâncias como essas continuam a ocorrer hodiernamente no Brasil.
Em segundo plano, destaca-se de início sistema educacional como consequência do óbice. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social," cabe ao Estado viabilizar ações como campanhas para conscientizar a um posicionamento mais rígido ao ler notícias, realizadas em locais subalternos como periferias, bairros e centros urbanos para garantir o bem-estar coletivo. Em contrapartida, observa-se que o número de pessoas que são enganadas em relação as fakes news é de 2.500 principalmente no nordeste onde é uma região com baixo índice educacional. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio com a alta tecnologia e possível encontrar indivíduos vulneráveis a maleficência, violando o que é assegurado constitucionalmente.
Infere-se, portanto, que medidas sejam efetivadas para combater o importúnio. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva deve atuar em favor da população, através de palestras, workshops e divulgar cursos EAD, por meio de professores, gestores e profissionais do marketing digital para preparar os cidadãos do país a se posicionarem contra e a favor com relação ao cenário atual a fim de inibir o acharque e evitar que se espalhe ainda mais pela nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada