Deve-se destacar, de início os conflitos sócias como um dos complicadores da problemática. Nesse sentido, segundo Rousseau, no obra "Contrato Social," cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que o óbice rompe as defesas do filósofo iluminista, uma vez que ausência de projetos que possam viabilizar a convivência estável está cada vez mais distante do tecido social. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio essa situação ainda se faz presente prejudicando a sociedade, violando o que é exigido constitucionalmente.
Além disso, é preciso atentar para a impunidade presente na questão. Nessa perspectiva a máxima de Martin Luther King de que "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se as consequências tais como o bullying, agressão verbal e prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange a violência urbana no panorama brasileiro.
Infere-se, portanto, que medidas sejam efetivadas para combater o importúnio. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, deve atuar em favor da população, por meio de projetos que combatam a situação enfrentada a fim de inibir o acharque e evitar que se espalhe ainda mais pelo país. Ademais que, o social, como conjunto de indivíduos que compartilham os mesmos valores culturais e sócias, deve atuar em conjunto, por intermédio de respeito ao próximo, para que todos sejam beneficiados, com o propósito de suprir a proliferação do malefício.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada