Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2634
descomplica.com.br escreveu:

A poesia de Castro Alves, durante a 3ª geração romântica, marcou o século XIX, uma vez que seus textos tinham o intuito de denunciar a condição dos escravos negros daquele período e, por meio da reflexão lírica, instaurar o pensamento abolicionista na população brasileira. Neste sentido, é possível perceber que a literatura não dissemina só anseios artísticos, mas também, possui função ativa na formação de valores da sociedade e torna-se imprescindível reconhecer o seu valor.

A falta de incentivo à leitura, infelizmente, faz com que os jovens não se interessem pela literatura e não aflorem o senso crítico. Uma das causas desse mal é que não há o estímulo ao hábito de ler e, quando os textos literários são indicados nas escolas, restringem-se à interpretação textual, sem debates ou análises, sendo que a literatura é uma representação simbólica da realidade. Por conseguinte, os estudantes não percebem como essa contribui ao seu desenvolvimento pessoal e crítico, de modo que os indivíduos compreendam que são agentes de transformação social e questionem a manutenção do senso comum.

Além disso, a literatura ajuda o leitor a repensar os valores da sociedade e o incita a refletir sobre questões sociais. As narrativas de Jorge Amado, por exemplo, discutem sobre as camadas marginalizadas da região Nordeste e, por meio da vivência de seus personagens, representam as mazelas ainda tão presentes em nossa realidade, tais como a fome, a desigualdade econômica e a falta de políticas públicas, como vistas na obra “Capitães da Areia”. Dessa maneira, a literatura transcende o campo ficcional, pois reflete em seus textos os valores de seu tempo e chama a atenção para a necessidade de construir um coletivo mais solidário e participativo, a fim de evitar a naturalização dos problemas sociais.

Portanto, a literatura assume importância na formação de indivíduos e na construção de ideais éticos. Para estimular o hábito de ler e, também, o interesse por textos literários, a escola deve promover rodas de leitura, discussão das obras e, ainda, explorar os temas para a apresentação de filmes e peças teatrais. Ademais, a mídia pode atuar com a informação e a acessibilidade cultural, como já ocorre com a TV Globo, que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto à função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas, entre eles, a igualdade de direitos. Assim, a literatura será valorizada e continuará, como na 3ª Geração Romântica, ajudando leitores a desconstruírem a intolerância em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
225 Exibições
por Bhmzx
0 Respostas 
173 Exibições
por ludi2nep09
1 Respostas 
90 Exibições
por KelveSilva
2 Respostas 
54 Exibições
por Felipe082
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
363 Exibições
por celinessz
0 Respostas 
109 Exibições
por guizxix
0 Respostas 
283 Exibições
por Adsonrafael
0 Respostas 
67 Exibições
por Jupiterceci
1 Respostas 
101 Exibições
por NEOX2005
1 Respostas 
100 Exibições
por Amably2Sousa

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM