Em uma primeira análise, é imprescindível ressaltar que doar sangue não é um hábito entre a maioria dos brasileiros, o que se configura como um verdadeiro entrave para o aumento nas bolsas coletadas. Em contraste à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que 3% da população deve contribuir, o Ministério da Saúde informa que apenas 1,6% dos brasileiros são doadores. Dessa maneira, é lícito afirmar que bem como o comportamento de Nolan, grande parte da sociedade não compreende a importância dessa ação. Logo, passam a fazê-la apenas quando alguém próximo necessita, sem torná-la um hábito.
Em uma segunda análise, vale postular que o preconceito enfrentado pelos homossexuais corrobora para a baixa no número de doadores. De início, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitem que homoafetivos contribuam desde que sigam a norma de abstinência sexual durante 12 meses antes da coleta. Tal pré-requisito é um exemplo indubitável de discriminação, visto que apenas os homossexuais são submetidos a esse tipo de restrição, que por conseguinte, sentem-se inferiorizados e até desistem de ir aos hemocentros. Assim, o órgão que deveria promover a saúde acaba por elevar uma ação preconceituosa sobre a oportunidade de salvar mais vidas.
Portanto, faz-se meinster a tomada de medidas para atenuar o problema. A fim de impulsionar as doações, urge que os estados na figura de Secretarias Municipais de Saúde efetuem a criação de uma norma que descarte o requisito de abstinência sexual mediante a presença de exames médicos que comprovem a condição de saúde favorável do doador para a coleta. A ação ocorrerá por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, e nesta deve ainda constar incentivos para os doadores regulares - como um vale lanche - sendo estes garantidos 1 vez por mês no intervalo entre uma doação e outra, podendo ser cancelado caso haja interrupção na frequência de coletas do contribuinte. Espera-se, com isso, romper com os obstáculos na doação de sangue e ao contrário de Nolan, compreender a importância dessa ação sem que seja preciso acidentar-se para isso.
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.