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Por francis
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#2456
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
Como sabemos, e como já foi referido, são inúmeros os obstáculos existentes para os deficientes, sendo a inclusão escolar uma das grandes barreiras no nosso país. “Uma escola para todos e para cada um” é um grande objetivo a cumprir para a inclusão. Uma escola que acolhe as diferenças, que colabora (…) será um bom princípio para combater a exclusão social. Dividir a escola em termos de alunos “normais” e alunos “deficientes” não é certamente um princípio inclusivo e o objetivo pretendido.
O caminho para termos uma sociedade incluída será, provavelmente, aprofundar a Educação Inclusiva apoiando todos os alunos com dificuldades, dando-lhes uma educação de qualidade num ambiente comunitário e diverso.”
Texto adaptado. Disponível em http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=117711808

TEXTO II
16. Financiamento Público para Ações de Inclusão
16.1 – Há alguma linha de financiamento público federal voltado para programas de inclusão com pessoas de deficiência?
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Apoio a Investimentos Sociais de Empresas (PAIS), disponibiliza recursos para financiar os programas empresariais.
16.2 – Quais são os itens financiáveis?
Obras civis e adaptação física de instalações, equipamentos especiais, ajudas técnicas – próteses, órteses, equipamentos, elementos especiais para facilitar a comunicação, a informação e a sinalização, equipamento e material pedagógico especial, maquinaria e utensílios de trabalhos especiais -, capacitação de pessoal para convívio no trabalho com as PPD, capacitação das PPD para assumirem postos de trabalho e consultoria técnica para a realização dos projetos e atividades. As informações podem ser encontradas na página do BNDES na internet: http://www.bndes.gov.br/programas/sociais/pais.asp.”
Inclusão das pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Ministério do Trabalho e Emprego, 2007

TEXTO III
Janeiro de 2016 marca o início de um novo olhar sobre os 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência. Entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que afirmou a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas. Agora começa também a batalha para tornar realidade o rol de direitos garantidos pela nova lei.
A semente da LBI foi lançada no Congresso Nacional, 15 anos atrás, pelo então deputado federal Paulo Paim (PT-RS). Ao chegar ao Senado, ele reapresentou a proposta, que acabou resultando na Lei 13.146/2015. A tramitação na Câmara possibilitou à relatora, deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), ajustar o texto original às demandas dos movimentos sociais e aos termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto Legislativo 186/2008), que recomendava a eliminação de qualquer dispositivo que associasse deficiência com incapacidade.
— A LBI foi um grande avanço. Agora, entramos em um período de ajustes. O ideal é criar uma cultura de inclusão e derrubar barreiras que ainda existem. Ao se exercer os direitos previstos na lei, devem surgir casos de punição por discriminação e isso vai ter um efeito cultural e pedagógico positivo — comentou o consultor legislativo da área de Cidadania e Direitos Humanos do Senado, Felipe Basile.
As inovações trazidas pela nova lei alcançaram, entre outras, as áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte. A seguir, destacam-se alguns dos avanços fundamentais para a conquista da autonomia na causa da deficiência.
A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil.png
Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/01/21/lei-brasileira-de-inclusaoentra-em-vigor-e-beneficia-45-milhoes-de-brasileiros

TEXTO IV
A inclusão social do deficiente físico em questão no Brasil1.png
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Por Keubrito
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#94653
Como sabemos, no Brasil, ainda é encontrado grandes dificuldades, para as pessoas com deficiências.
Apesar da Lei 13.146/2015 ter entrado em vigor, garantido autonomia e capacidade desses cidadãos, na prática não funciona ou não é bem exercida. Temos como exemplo os deficientes visuas e cadeirantes, que precisam se deslocar usando cão gia ou cadeiras de rodas, que ao se locomover no meio urbano encontram dificuladades nas vias públicas, com a falta de políticas públicas que funcionem garantindo acesso nas ruas, calçadas e transporte públicos adaptados (que muitas vezes não funcionam), dificultando assim a locomoção.
Nas Escolas, ainda é encontrado uma grande dificuldade, na estrutura para o acompanhamente pedagógico, falta capacitação dos profissionais, de estrutura no prédio escolar e nas salas de aulas, até mesmo dificultado a transição e acessibilidade no local de estudo. No meio social deve-se incluir políticas públicas que realmente funcionem, buscando a inclusão social e a diminuição de barreiras, até mesmo diminuir a falta de informação e preconfeito que atualmente ainda existem. Ainda a muito o que ser colocado em prática, ensinado e melhorado, para que em breve venha ter resultados.
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Por Keubrito
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#94654
Keubrito escreveu:Como sabemos, no Brasil, ainda é encontrado grandes dificuldades, para as pessoas com deficiências.
Apesar da Lei 13.146/2015 ter entrado em vigor, garantido autonomia e capacidade desses cidadãos, na prática não funciona ou não é bem exercida. Temos como exemplo os deficientes visuas e cadeirantes, que precisam se deslocar usando cão guia ou cadeiras de rodas, que ao se locomover no meio urbano encontram dificuladades nas vias públicas, com a falta de políticas públicas que funcionem garantindo acesso nas ruas, calçadas e transporte públicos adaptados (que muitas vezes não funcionam), dificultando assim a locomoção.
Nas Escolas, ainda é encontrado uma grande dificuldade, na estrutura para o acompanhamente pedagógico, falta capacitação dos profissionais, de estrutura no prédio escolar e nas salas de aulas, até mesmo dificultado a transição e acessibilidade no local de estudo. No meio social deve-se incluir políticas públicas que realmente funcionem, buscando a inclusão social e a diminuição de barreiras, até mesmo diminuir a falta de informação e preconfeito que atualmente ainda existem. Ainda a muito o que ser colocado em prática, ensinado e melhorado, para que em breve venha ter resultados.
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Por alunoxcaua
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#118057
o capacitismo é a consequência da falta de ensino e inclusasão de pessoas com deficiência, seja ela visual, intelectual, motora ou física
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