A princípio, é fulcral relatar a negligência estatal em colaborar com esse cenário. De acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis da população. Entretanto, ao analisar a repressão governamental voltada aos protestos pela luta à democracia, é possível perceber uma oposição ao pensamento de John Rawls. Por conseguinte, os cidadãos brasileiros sofrem pela falta de voz em um país considerado democrático, e pela escassa manifestação de suas várias correntes políticas e ideológicas, o que acarreta indignação a população brasileira e a insatisfação com a Constituição que está em vigor.
Ademais, as raízes hierarquizadas é um hábito a ser combatido para que haja interação política em todas as bases sociais. Nesse aspecto, segundo o político Alemão Adenauer todos vivem sobre o mesmo céu, mas nem todos com as mesmas perspectivas de vida. Diante disso, é notória uma incoerência no corpo social, especialmente no campo de fala da elite, por ser a base mais privilegiada e pela ausência de sintonia pública, o que limita a fluidez da coletividade.
Portanto, para efetivar a liberdade de expressão e pensamento no Brasil atual, medidas governamentais serão necessárias. Por isso, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, responsável por aperfeiçoar igualdade brasileira, atuar em favor da justiça para todas as classes sociais e raciais, sem que haja separação política ou religiosa. Tais ações podem ser concretizadas por meio da aplicabilidade do art. 5°, criando debate que sejam abordados assuntos e problemas da maioria da população, e não apenas da área privada, sem censura, com o fito de excluir direitos elitista e retomar a liberdade de expressão e voz. Somente assim, o país considerado acolhedor poderá gozar da Constituição brasileira fora da teoria e usufruir de uma estado menos negligenciador e repressor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.