Por davila34
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#24529
A Constituição brasileira de 1988, em seu art.5°, inciso IV, assegura a todos os indivíduos o direito à livre manifestação do pensamento. No entanto, no tocante à prática, percebe-se que tal garantia está em descompasso com a realidade brasileira, principalmente no que tange à questão da liberdade de expressão e pensamento. Cabe entender, portanto, de que maneira a postura governamental e as raízes hierarquizadas coadunam-se no agravamento da problemática.
A princípio, é fulcral relatar a negligência estatal em colaborar com esse cenário. De acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis da população. Entretanto, ao analisar a repressão governamental voltada aos protestos pela luta à democracia, é possível perceber uma oposição ao pensamento de John Rawls. Por conseguinte, os cidadãos brasileiros sofrem pela falta de voz em um país considerado democrático, e pela escassa manifestação de suas várias correntes políticas e ideológicas, o que acarreta indignação a população brasileira e a insatisfação com a Constituição que está em vigor.
Ademais, as raízes hierarquizadas é um hábito a ser combatido para que haja interação política em todas as bases sociais. Nesse aspecto, segundo o político Alemão Adenauer todos vivem sobre o mesmo céu, mas nem todos com as mesmas perspectivas de vida. Diante disso, é notória uma incoerência no corpo social, especialmente no campo de fala da elite, por ser a base mais privilegiada e pela ausência de sintonia pública, o que limita a fluidez da coletividade.
Portanto, para efetivar a liberdade de expressão e pensamento no Brasil atual, medidas governamentais serão necessárias. Por isso, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, responsável por aperfeiçoar igualdade brasileira, atuar em favor da justiça para todas as classes sociais e raciais, sem que haja separação política ou religiosa. Tais ações podem ser concretizadas por meio da aplicabilidade do art. 5°, criando debate que sejam abordados assuntos e problemas da maioria da população, e não apenas da área privada, sem censura, com o fito de excluir direitos elitista e retomar a liberdade de expressão e voz. Somente assim, o país considerado acolhedor poderá gozar da Constituição brasileira fora da teoria e usufruir de uma estado menos negligenciador e repressor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por MariaSoares
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#25250
Olaa, na próxima usa os dados no desenvolvimento dos argumentos e não na conclusão, isso vai dar mais credibilidade.
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