Com a colonização do século XXI e a vinda dos portugueses para o Brasil, muitas enfermidades vieram junto com os colonos que aqui fizeram morada, por exemplo a varíola e diversas outras doenças que desencadearam epidemias no país. Nesse cenário, infelizmente, ainda observamos nos dias de hoje o despreparo governamental brasileiro para combater situações problemáticas na saúde pública.
Também é importante ressaltar que esses problemas na saúde pública não surgem apenas pela má conduta de nossos governantes, mas também pela falta de diversos direitos básicos que nos são colocados em nossa constituição. Podemos citar a precariedade no sistema de saneamento básico nas diferentes regiões do Brasil como um dos fatores que facilitam a nossa contaminação, por exemplo, da água, elemento essencial para a descontaminação, e também, tendo em vista que 48% de cidadãos brasileiros não possui coleta de esgoto em suas casas, conforme afirma o instituto "Trata Brasil".
Um exemplo de grandes e graves epidemias que nosso país já teve, foi o surto de varíola em 1563, com forte contaminação causada pela falta de saneamento, sendo responsável pela morte de diversos indígenas. A falta de acesso a informação também ajuda a piorar esses casos, nos dias de hoje, caímos em muitas "fakenews" que nos fazem acreditar que tomar água com gengibre é a cura para qualquer vírus.
Portanto, podemos concluir, que para lidar com as epidemias no Brasil, devemos cobrar ao Governo Federal o investimento de verbas em saneamento básico em todo território brasileiro, investimento em informação e na ampliação de nosso Sistema Único de Saúde (SUS), para evitar a proliferação de novas doenças. Cabe a nós, também, com acesso a informação, tomar as precauções devidas e ensinar a todos em nossa volta as mesmas medidas, assim acabando com doenças existentes e evitando epidemias como as já tidas em nosso país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada