Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#1930
[img]http://www.projetoredacaonota1000.com.br/download/file.php?mode=view&id=2[/img]

O encontro “Vem ser cidadão” reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
([Adaptado de] ”Para quem se revolta e quer agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998

  • Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (…) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu. (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)
  • A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.(C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
  • Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro. (H.A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos de “Para quem se revolta e quer agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998)

Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois deselecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por Talitahenriq
Quantidade de postagens
#114784
O Filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889 adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento.Lamentavelmente,entre eles o desenvolvimento da Cidadania e Participação social representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e na inoperância estatal e tem como consequência a "subcidadania" dos povos nativos.
De Início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática.Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades contudo vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possui um papel inerte em relação a garantia da cidadania desses povos nativos nas exerções de seus direitos. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a negligência de direitos no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a falta de participação social dos nativos brasileiros em sociedade, não por não terem vontade, mas sim, porque seus direitos foram cassados.Posto isso, de acordo com o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística "Apenas 33,33% dos indígenas exerceram sua cidadania no caso de votação para o presidente da república em 2022, devesse em consideração também a precarização de direitos básicos como saúde, educação e a moradia." Vale levar em consideração que se não existir a "desmistificação" do indígena que socialmente é visto como invalidado ou incapaz, esses problemas perpetuaram ainda mais .
Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental na garantia da participação social e cidadania brasileira por um todo. Assim, a afim da inclusão social e garantia de direitos, cabe o Poder Executivo, mais especificamente ao Ministério do Desenvolvimento Social a inclusão de direitos e deveres à todos os cidadãos brasileiros. Tal ação deverá ocorrer por meio de negociações com o Poder Público, chamando também a atenção da mídia nacional e internacional. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
0
Avatar do usuário
Por Jamiiii
Quantidade de postagens
#126763
No Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz o seguinte, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, os direitos e participação na sociedade de muitos cidadãos estão sendo tirados.
É dever de todos acolher qualquer cidadão, afinal todos merecem respeito e todos têm diretos e deveres dentro de uma sociedade, não adianta não olhar ao redor da nossa sociedade e não ver os problemas e a desigualdade dos cidadãos.
Negros, indígenas, pessoas em situação de rua, pessoas de religiões de matriz africanas são muitas vezes excluídos na nossa sociedade e acabam tendo seus direitos tirados
Cabe ao governo a garantia de inclusão de diretos e deveres a todos os cidadãos brasileiros
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
144 Exibições
por ericabarbosa
0 Respostas 
120 Exibições
por ericabarbosa
0 Respostas 
150 Exibições
por dudasouzasr
0 Respostas 
110 Exibições
por thzn
0 Respostas 
99 Exibições
por Y0z77i
0 Respostas 
96 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
173 Exibições
por lais458
0 Respostas 
145 Exibições
por ialaa
1 Respostas 
107 Exibições
por Poliana99
0 Respostas 
364 Exibições
por gabrielasntn

No conto "O sonho de um homem rídi[…]

Como uma de muitas vítimas desses golpes , […]

A violência contra a mulher é um prob[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM