Por RobsonFer
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O carnaval é um dos maiores eventos anuais que incluem várias culturas e religiões em nosso país. No entanto, certas celebrações são subentendidas como apropriações culturais, principalmente as celebrações com figurino baseado nos nativos indígenas. Ainda ocorre que, parte dos índios são contra e parte são a favor, causando a necessidade de uma reavaliação a essa questão.

Primeiramente, a apropriação cultural pode gerar no povo desta determinada cultura, um grande desconforto emocional. O uso de elementos de cultura indígena no carnaval é entendido para alguns como uma desonra ao nativo por se tratar de uma fantasia e pela chance da pessoa fantasiada não saber ao certo que povo ela estaria homenageando. O que provoca a indignação das pessoas.

Em segundo lugar, o uso de outra cultura perfaz uma “troca de culturas” trazendo um contato diferente com os traços de outro povo. No carnaval de 2020, a atriz Alessandra Negrini, desfilou em um bloco de São Paulo vestida de índia em prol do Movimento-Indígena com reconhecimento da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) “Sua construção foi cuidadosa e permanentemente dialógica, compreendendo que a luta indígena é coletiva”. Nesse caso, houve consentimento dos indígenas, uma vez que esses estão de acordo com a determinação da atriz.

Portanto, deve ser levada em consideração a motivação daquela pessoa para uso do item indígena. Além de, ser necessária a permissão da tribo a ser homenageada para que não haja a chance de estar ofendendo esse povo. Diante disso, ter-se-ão, para um apoio ao Movimento-Indígena, entre outros socioculturais, milhares de “Alessandras* sem o medo de estarem se apoderando do elemento cultural alheio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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