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Por Khatryna
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ÉTICA, COMO A HONESTIDADE, NÃO É RELATIVA

Em tempos de crise moral e ética, em todos os setores da sociedade, o escritor, ensaísta, historiador, jornalista e teólogo britânico Gilbert Keith Chesterton nos lembra que: “O certo é certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é errado, mesmo que todos se enganem sobre ele.” cabe perfeitamente. Nesse contexto, percebe-se um grave problema no desenvolvimento de um cidadão, que na virtude da falta de ética, gera um aumento da violência, que hoje é um grande problema na sociedade.
A ética está relacionada às escolhas de cada indivíduo, fundamentada nas ideias de bem e em virtudes, como nos valores e condutas. Visto que ao tomar decisão hoje tendo que optar entre diferentes alternativas, escolha correta nem sempre é a mais atrativa ou mais fácil. Mentalmente atrás de cada decisão há uma espécie de consciência moral, estando constantemente avaliando suas ações para discernir se são certas ou erradas, justas ou injustas. Ter ética é também respeitar uma determinada realidade, construída histórica e socialmente a partir de relações coletivas entre os seres humanos nas sociedades onde nascemos.
Ainda hoje, nunca foi tão vivenciado tantos escândalos de corrupção por parte de políticos, empresários e até mesmo por parte da população, visto que cenas de furtos praticados são cada vez mais comuns, por exemplo, nos números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública indicam um aumento de 81,2% na quantidade de roubos a pedestres na região de Copacabana, no Rio de Janeiro. Desse modo, a questão não parece ser somente a impunidade, mas sim a falta de atitudes pautadas na ética e honestidade. Afinal, a integridade é um dever de todos, independentemente do cargo ou posição social.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura deve desenvolver palestras em escolas, para alunos da educação básica por meio de abordagens simples para ajudar a minimizar a falta de censo ético em decisões futura tomadas, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser web conferenciadas nas redes socias dos ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre problema da crise na ética e moral atuais e atingir um público maior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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