É de conhecimento público que sistema carcerário brasileiro há tempos é considerado ruim e ineficaz, e que pouco mudou desde nos últimos anos. Situações como a violência e a precariedade do serviço ainda fazem parte da realidade e quase não há perspectiva de melhora.
Inicialmente, um dos problemas no sistema prisional do Brasil é o enorme gasto com os presidiários que vem aumentando ao longo dos anos, visto que o Brasil tem a terceira maior população carcerária, perdendo apenas para China e EUA, ambos países com população superior à do Brasil, além de altos investimentos em segurança para conter essa superlotação. Para reduzir problemas e cortar gastos com presidiários, medidas como a ressocialização são adotadas.
Contudo, a reintegração é uma medida ineficaz para a solução desses problemas, visto que muitas penitenciárias não oferecem oportunidades de educação e profissionalização aos detentos, que uma vez fora da cadeia, não tem números elevados de oportunidades de emprego, fazendo com que vários deles voltem ao mundo do crime, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 24,4% dos condenados voltam a ser condenados dentro de um prazo de cinco anos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça e da Segurança Pública, através de verbas do Governo Federal, deve agir para, em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional, na implementação de oficinas profissionalizantes, para que os detentos tenham oportunidades ao serem soltos, além do serviço voluntário dos mesmos, com supervisão, para que os mesmos possam contribuir com a sociedade, obtendo assim real direito a ressocialização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.