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Por Marcos86
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O estigma associado ao vírus HIV é uma realidade ainda presente na sociedade brasileira. A falta de informação adequada e a perpetuação de preconceitos contribuem para que pessoas portadoras do vírus sejam discriminadas e marginalizadas.

Um dos principais motivos desse estigma está relacionado à forma como o HIV foi inicialmente divulgado no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, associando-o principalmente à comunidade LGBT+ e aos usuários de drogas intravenosas. Esse estereótipo permanece até os dias de hoje, dificultando a disseminação de informações corretas sobre o vírus.

Outro fator que contribui para o estigma é a falta de conhecimento sobre as formas de transmissão do HIV. Muitas pessoas ainda acreditam que é possível contrair o vírus pelo contato casual, compartilhamento de objetos pessoais ou por convivência social. Essa falta de informação gera medo e afasta as pessoas portadoras do vírus da sociedade.

Além disso, há também uma discriminação por parte do sistema de saúde em relação aos pacientes com HIV. Muitos relatos são feitos sobre tratamentos diferenciados e preconceituosos por parte dos profissionais de saúde, o que contribui para o sentimento de exclusão dos pacientes.

Para combater esse estigma, é necessário investir em campanhas educativas que esclareçam a população sobre as formas corretas de transmissão do vírus e promovam a empatia e solidariedade com as pessoas portadoras do HIV. O acesso ao tratamento adequado também é fundamental, assim como a capacitação dos profissionais de saúde para lidar de forma assertiva e livre de preconceitos com os pacientes.

Em conclusão, o estigma associado ao vírus HIV ainda persiste na sociedade brasileira, prejudicando a vida das pessoas portadoras do vírus. É necessário romper com os estereótipos e investir em informação e tratamento adequados, além de promover a conscientização e empatia por parte da população em geral. Só assim será possível construir uma sociedade mais inclusiva e livre de discriminação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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