Avatar do usuário
Por xtainax
Quantidade de postagens
#114551
As ciências humanas são formas de relacionar o povo com o mundo, estudando fatos e comportamentos ao passar do tempo, considerando Galileu Galilei como “pai da ciência”. Assim, tendo em vista o contexto brasileiro, a sociedade possui diversidade étnica-cultural, sendo importante o estudo dessas ciências, mas devido a impasses, a prática mostra decadência. Com efeito, a problemática acarreta consequências como desinformação e carência de investimentos, no qual impedem um amplo aproveitamento dos recursos de pensamento.
Em primeira instância, vale observar que a desinformação é um fator agravante da situação. Dessa forma, o que dizia Platão, aquilo que é ignorado é mais do que se sabe, posteriormente fazendo alusão ao indivíduo que não possui muito conhecimento – e até desinteresse - acerca dos assuntos sociais, históricos e políticos, preferindo ignorá-los. Ou seja, esse comportamento se intensifica à medida que recursos tecnológicos vão tomando conta do convívio social, a fake news, que dá espaço para o senso comum, onde todo rigor científico é deixado de lado. Logo, isso resume a desvalorização do pensamento e fortalecimento do “efeito manada”.
Outrossim, percebe-se que a falta de investimentos em Ciências Humanas corrobora a desvalorização dessas disciplinas. Dessa maneira, os órgãos públicos diminuíram os incentivos a esse ramo de estudo, visto que não é “necessário” e “prioritário”, preferindo então investir em outras áreas de conhecimento. Posto isso, as escolas, principalmente, veem essas matérias – Filosofia, Sociologia e História - como “ultrapassadas” por possuir a ênfase em fatos passados, mas não compreendem que são percussoras do entendimento do cenário atual. Em vista disso, nota-se a necessidade de rever as estratégias utilizadas para transmitir esses conhecimentos ao povo.
Portanto, para que as problemáticas sejam acentuadas, medidas são necessárias. Então, cabe a imprensa orientar a população sobre a importância da ciência humana no panorama brasileiro, mediante a propagandas e palestras nas escolas e faculdades. Além disso, deve agir também o Governo Federal, buscando destinar verbas para os setores de pesquisas científicas. Essas ações visam resgatar os valores sociais e históricos da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
148 Exibições
por xtainax
A desvalorização das ciências humanas no Brasil
por Tere    - In: Outros temas
12 Respostas 
601 Exibições
por muffimfeliz
0 Respostas 
109 Exibições
por Maduhstos
0 Respostas 
111 Exibições
por guiarrd
0 Respostas 
142 Exibições
por stitch12
0 Respostas 
128 Exibições
por Babidi
5 Respostas 
293 Exibições
por Evely190301
0 Respostas 
123 Exibições
por Original
0 Respostas 
94 Exibições
por rafaella03
4 Respostas 
556 Exibições
por baja

besourokafka , Nayanne pode corrigir minha red[…]

Os bancos na era digital

Por favor podem me dá uma nota, faz tempo q[…]

Educação Financeira no Brasil

Educação Financeira no Brasil No co[…]

Quero aqui já agradecer-lhes por esse privi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM