Avatar do usuário
Por Fefa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112744
O curta-metragem "Córtex-a vida é uma escolha" retrata sobre o alcoolismo na adolescência. Fora da ficção, o uso do álcool entre jovens é um grave problema, que persiste na contemporaneidade brasileira. Nesse sentido, ações devem ser realizadas para reverter essa situação, na qual ocorre em decorrência da falta de conscientização e da negligência governamental.
Diante desse cenário, ressalta-se de início a relação entre o consumo de bebidas por menores e a desconscientização. Nessa perspectiva, segundo o filósofo contratualista Rousseau, "o ser humano nasce bom, mas a sociedade o corrompe". Sob essa ótica, constata-se que os jovens acabam ingerindo bebidas alcoólicas por reflexo da sociedade, sendo influenciados pela mídia, a qual associa o produto à diversão e sucesso, entretanto não informam sobre seus malefícios (doenças cardiovasculares, cirrose, depressão, além dos riscos de acidentes). Desse modo, nota-se o comportamento manipulador midiático, onde ela os "corrompe" ao consumo precoce destes produtos.
Ademais, vale discutir sobre a falta de atenção do governo frente a essa questão. Acerca disso, o ECA - estatuto da criança e do adolescente -, de 1990, assegura todos os direitos e deveres dos responsáveis e do Estado quanto aos menores, porém, o poder estatal não promove meios para resolver essa problemática. Dessa maneira, cabe citar a obra "cidadão de papel" do sociólogo Gilberto Dimenstein, onde afirma que, a constituição está presente somente no papel e não é posta em prática.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham a solucionar esse impasse. Para isso, o Estado-no exercício de seu papel social -, em parceria com as mídias sociais, deve promover projetos, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre as consequências do uso de bebidas alcoólicas, por intermédio de propagandas educativas nas redes sociais, na televisão e na rádio, em horário nobre. Assim, se adotadas as providências a questão do alcoolismo na adolescência poderá ser mitigada e dessa forma a constituição "sairá do papel".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
78 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
65 Exibições
por kaio1951
O consumo do álcool entre os jovens brasileiros
por Sahvi    - In: Outros temas
0 Respostas 
173 Exibições
por Sahvi
0 Respostas 
115 Exibições
por Brenolaz
0 Respostas 
123 Exibições
por 1926Ana
1 Respostas 
147 Exibições
por chefinho
0 Respostas 
192 Exibições
por feramed
0 Respostas 
54 Exibições
por nast
2 Respostas 
156 Exibições
por bibib8
0 Respostas 
350 Exibições
por Anne24

Crítico. Tolerante. Consciente. Esperan&cce[…]

Desde o período antigo, filósofos co[…]

O trabalho sempre foi alvo de uma suposta valoriza[…]

Como tudo no mundo, os recursos tecnológico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM