Avatar do usuário
Por nnahx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112513
No Brasil, os povos indígenas já habitavam o país com sua própria cultura, religião e costumes, antecedendo a chegada dos europeus, tornando esses primeiros nativos irrelevantes e negligenciados. Conforme o artigo 6° da Constituição Federal, todos os cidadãos possuem direito à educação, mas é evidente que o ensino para tais grupos carentes vem enfrentando diversos obstáculos. Esses desafios a serem citados são a negligência por parte do governo e a falta de acesso facilitado para o estudo.
Nesse sentido, é possível notar que a indiferença que surge do governo para com os nativos gera uma exclusão por parte da sociedade que sem entender os seus próprios direitos, não possuem participação nos processos políticos, por exemplo. Com isso, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, evidencia esse descaso apontando que 63% dos indígenas não conseguiram financiamento pelos programas Fies ou ProUni. Consequentemente, gerando e persistindo com a ignorância desses povos.
Ademais, outro dos desafios enfrentados pelos povos indígenas ao buscarem por educação é o acesso restringido devido aos locais em que esses grupos, sem lutar pelos seus direitos, uma pesquisa apresentada pelo MEC mostra haver apenas 2900 escolas que oferecem ensino aos nativos nas aldeias. Muitas povoações se localizam em florestas isoladas do centro urbano, tornando complexo chegarem a uma escola inacessível.
Portanto, para evitar que esses obstáculos sobre o ensino para os povos indígenas perdure, é preciso que o Ministério da Educação (MEC) — corpo responsável pelo ensino aos cidadãos — tome iniciativas para investir em escolas. Isso deverá ocorrer construindo-as nas aldeias e contratando professores que atendam as necessidades e respeitar os costumes tradicionais dessa comunidade. Com mais instituições de educação e acesso mais facilitado, esse povo tradicional terá a oportunidade de conhecer seus direitos e usufruir da sua cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
312 Exibições
por carlaburi02
0 Respostas 
86 Exibições
por RaDame
2 Respostas 
138 Exibições
por Anyfernandes
0 Respostas 
253 Exibições
por Vitoria1217
0 Respostas 
106 Exibições
por kamsdias
0 Respostas 
80 Exibições
por Nathclx
0 Respostas 
88 Exibições
por victoria28
0 Respostas 
111 Exibições
por gesantozz
0 Respostas 
76 Exibições
por MoniqueBarb
2 Respostas 
73 Exibições
por anapaula980

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

O Brasil encontra-se no terceiro estágio de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM