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Por Deivson123
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O vírus da imunodeficiência humana, mais conhecido como HIV, é um problema global de saúde pública. Embora a doença tenha avançado consideravelmente nas últimas décadas, o estigma em torno da infecção ainda é uma realidade na sociedade brasileira. Essa situação tem consequências graves para a prevenção e tratamento da doença. Nesse sentido, é fundamental discutir os mecanismos que sustentam o preconceito e buscar soluções para superá-lo.

O estigma associado ao HIV é construído a partir de preconceitos que se originam em atitudes discriminatórias em relação a grupos que historicamente foram marginalizados, como pessoas LGBTQIA+ e usuários de drogas. O estigma relacionado ao HIV alimenta a cultura do medo e da ignorância, fazendo com que as pessoas se afastem das que vivem com HIV, em vez de oferecer apoio e solidariedade. Isso faz com que muitas pessoas não façam o teste de HIV e não procurem tratamento para a doença, com medo de serem julgadas ou discriminadas.

A discriminação associada ao HIV tem várias formas, como o isolamento social, o medo da violência e da rejeição, a estigmatização no local de trabalho e a exclusão do sistema de saúde. Esses preconceitos têm efeitos negativos não apenas para as pessoas vivendo com HIV, mas também para a prevenção e tratamento da doença. A discriminação pode impedir que as pessoas se sintam seguras o suficiente para buscar atendimento médico e, consequentemente, aumentar a propagação da doença.

O combate ao estigma associado ao HIV é um desafio para a sociedade brasileira. É fundamental educar a população sobre o vírus e suas formas de transmissão, desfazer os estereótipos que cercam as pessoas vivendo com HIV e promover a solidariedade e a empatia. A construção de políticas públicas que assegurem o acesso ao tratamento e prevenção do HIV é essencial para garantir uma vida digna e saudável para todas as pessoas. Somente através de ações efetivas que combatam o estigma e promovam a inclusão, a sociedade brasileira poderá avançar na luta contra o HIV/AIDS.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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