Avatar do usuário
Por matheusoll
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112052
Segundo o BACEN o open banking ou open finance como também e chamado é um conjunto de regras e tecnologias que visam permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, por meio da integração de seus respectivos sistemas, o principal fundamento do open banking é o consentimento do usuário, ou seja, as empresas deverão obrigatoriamente compartilhar os dados com outras instituições financeiras, caso o cliente assim desejar.
O open banking parte do principio que o dados do consumidor são de sua propriedade e não do banco ao qual ele utiliza, portanto, o cliente não fica dependente da instituição na qual ele tem conta, como era antes por exemplo “se o cliente desejasse pedir um empréstimo no banco b, em qual ele não possui vinculo, o mesmo teria dificuldade, pois todos os dados dele estão vinculados a um banco A, na qual ele sempre teve os dados de transações, devido a isso o cliente fica dependente da instituição e suas taxas”.
Tendo isso em mente o BACEN desenvolveu o open banking pois pode aumentar a disputa por clientes e assim democratizar não só os empréstimos mais também qualquer outro serviço que as instituições como bancos, fintechs, corretoras possam oferecer, o sistema financeiro brasileiro está numa crescente evolução, pois vem mudando a forma como lidamos com nossos dados pessoais.
Ele promete que ao permitir o uso de dados com outras instituições você consiga ter mais liberdade em contratar serviços personalizados como financiamento, cartões com as menores taxas, pois, você poderá ter esses serviços de outros bancos. De acordo com o BACEN o serviço promete priorizar os clientes, mas, os serviços e pouco conhecido, conforme pesquisa realizada pela FEBRABAN em parceria com IPESPE 57% dos clientes desconhecem o open banking e apenas 16 % afirmam que irão utilizar o serviço. Logo fica claro que necessita de mais divulgação de informações priorizando de fato o consumidor.
É imprescindível que o cliente tenha controle de seus dados, pois assim, fica mais fácil de abrir contas e adquirir produtos e instituições diferentes, o open banking e seguro pois funcionara sob a regulação do Banco Central. Toda e qualquer instituição participante precisara estar sob os olhos do BC como instituição financeira ou como instituição de pagamento, pois estão sujeitas a punições por parte do BC, todo o envio e recebimento de informações dentro do ecossistema do open banking estará protegido pela lei complementar nº 105/2001, do sigilo bancário, que proíbe o compartilhamento de dados para instituições não participantes do open banking.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
94 Exibições
por gabrielrios

Tem-se visto que está tendo um aumento muit[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM