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Por zackin
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#112010
A saúde mental dos estudantes nas escolas públicas é um problema alarmante que merece atenção especial, principalmente quando se trata da preparação para o ENEM. Assim, mostra-se relevante pensar em como o ENEM afeta a saúde mental nas escolas públicas uma vez que o grande peso atribuído ao exame pode gerar uma grande pressão e ansiedade nos alunos.
De início, é notório destacar o sistema de avaliação elitista do exame. Isso porque muitos alunos de classes mais baixas não tem acesso a educação de qualidade e são eliminados por aqueles que tiveram o privilégio de estar em escolas particulares ou pagar cursinhos. Prova disso recaí no fato de que 95% dos alunos de rede particular conseguem executar a prova enquanto que apenas 72% dos estudantes da rede pública conseguiram segundo dados do OUL.
Ademais, cabe ressaltar a diferença do método de avaliação brasileiro para o exterior, que é muito mais simples e justo. Esses métodos envolvem fatores como o desempenho em todos os anos do ensino médio do participante, habilidades sociais, participação em clubes estudantis, grupos de pesquisa e trabalho voluntário. Sendo assim, os candidatos tem muito mais oportunidade de mostrar sua competência e ingressar na universidade sem transtornos ou pressão.
Com o objetivo de melhorar a saúde mental dos estudantes nas escolas públicas e oferecer oportunidades mais equitativas, é dever do governo e do ministério da educação realizar a adoção de um sistema de seleção que valorize o currículo escolar e a prática de atividades acadêmicas extracurriculares o que diminuiria a sobrecarga emocional dos colegiais. No entanto, é necessário que haja também um investimento em programas de valorização de saúde mental e emocional nas escolas públicas em parceria com ministério da saúde. Somente assim, está garantido o sucesso e bem-estar dos colegiais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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