Avatar do usuário
Por skuvusgsfs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111966
Na novela Mulheres Apaixonadas, a personagem Dóris abusava financeiramente, psicologicamente e fisicamente dos seus avós, roubando o dinheiro dos idosos e os agredindo com palavras e ações quando os idosos precisavam de seus cuidados. De maneira análoga, fora da ficção a violência contra a pessoa idosa ainda é uma realidade no Brasil, onde cerca de 14,7% da população tem mais de 60 anos e necessita de cuidados especiais vindos de sua família. Por isso, a criação de leis para o Estatuto da Pessoa Idosa e a conscientização das famílias se faz necessária para que haja qualidade de vida para essa parcela da população.

Dessa forma, após a exibição da novela que causou grande repercussão no país por conta das ações contra as pessoas idosas, ativistas dos direitos humanos e famosos começaram movimentos em busca de leis que assegurassem a qualidade de vida dos idosos. Por conta disso, houve a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, uma lei destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, aprovado nos primeiros anos da década de 2000.

De acordo com a pesquisa realizada pela Fiocruz, mais de 60% dos casos de violência contra os idosos ocorrem em seus lares e por parte de seus familiares, principalmente por filhos. Em virtude da falta de paciência, tempo e vontade de manter os cuidados para com os idosos, ocorre o abandono dos mesmos, os tornando vulneráveis a doenças físicas e mentais, que são negligenciadas nessa fase da vida.

Portanto, a necessidade de aprovação de mais leis no Estatuto da Pessoa Idosa, a formação de mais profissionais especializados em cuidados com os idosos e a conscientização de suas famílias enquanto aos cuidados nessa fase da vida se faz necessária. Diante disso, é dever do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania assegurar a qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais, com a criação de lares para idosos com profissionais de qualidade para garantir os cuidados especiais que são necessários nessa idade. Para que haja a diminuição da violência contra os idosos e a melhora na vida dessas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
191 Exibições
por Luanmoon17
4 Respostas 
176 Exibições
por Lari987
1 Respostas 
152 Exibições
por gabrielwyc
0 Respostas 
73 Exibições
por Victor014
4 Respostas 
258 Exibições
por remy25
0 Respostas 
81 Exibições
por k3ll4
0 Respostas 
107 Exibições
por jenyfferoli
0 Respostas 
68 Exibições
por Fabimavi
0 Respostas 
80 Exibições
por Steffresende
0 Respostas 
78 Exibições
por Veniciux

Segundo as ideias do historiador Antônio Bar[…]

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM