Avatar do usuário
Por Pedriinzx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111945
A Constituição Federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país - assegura o direito à dignidade humana como inerente a todo cidadão brasileiro. Nesse sentido, embora a Constituição Cidadã afirme esse direito como fundamental para o bom convívio da sociedade, os crescentes desafios no que tangem a saúde mental nas escolas públicas do Brasil inviabilizam a efetivação dessa premissa. Com efeito, hão de ser analisadas as causas que corroboram esse cenário antagônico: redes sociais e falta de políticas públicas.
Diante desse cenário, cabe pontuar que a taxa de alunos com problemas mentais nas escolas tem aumentado cada dia mais, o que dificulta seu controle. Nesse viés, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que 72% dos estudantes brasileiros que fazem uso ativo das redes sociais sofrem de transtornos mentais. Sob essa ótica, é comum nas redes sociais, a idealização do estilo de vida padronizado e perfeito, o que leva ao aumento dessa porcentagem. Dessa forma, é importante que haja conscientização dos jovens contemporâneos.
Ademais, a falta de políticas públicas também contribui para a perpetuação da falta de saúde mental nas escolas públicas. Sob essa perspectiva, em seu livro "Leviatã", o filósofo Thomas Hobbes defende a incumbência do estado em proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. No entanto, a escassez de informação sobre o bem-estar neurológico na educação mostra que o ideal literário não vem sendo realidade na vida dos estudantes brasileiros, haja vista a omissão governamental impossibilitando a mistigação dessa mazela. Logo, é necessário uma reformulação dessa postura estatal.
Portanto, o Governo Federal - responsável por garantir a população o acesso aos seus direitos assegurados como fundamentais - deve incentivar a contratação de profissionais mais qualificados, através de concursos e programas, com a finalidade de conter essa problemática. Assim, o Brasil alcançará os benefícios previstos pela Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Saúde mental nas escolas públicas do Brasil
por analokis    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por analokis
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por Jihh    - In: Outros temas
5 Respostas 
637 Exibições
por Jihh
Saúde mental nas escolas públicas
por alunaa2005    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por alunaa2005
Saúde mental nas escolas públicas
por Manu13    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Manu13
Saúde mental nas escolas públicas
por Sikamaro    - In: Outros temas
3 Respostas 
126 Exibições
por Sikamaro
Saúde mental nas escolas públicas
por Barbara23    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por Barbara23
Saúde mental nas escolas públicas brasileiras
por Isamdc    - In: Outros temas
0 Respostas 
72 Exibições
por Isamdc
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por ellyysz    - In: Outros temas
0 Respostas 
23 Exibições
por ellyysz
Saúde mental nas escolas públicas
por neres    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por neres
Saúde mental nas escolas públicas
por XvSouza    - In: Outros temas
0 Respostas 
27 Exibições
por XvSouza

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ol[…]

Na redação acabei escrevendo uma fra[…]

Originado pela necessidade constitucional de admin[…]

Alimentação Saudável é[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM