Avatar do usuário
Por Mariaraujo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111833
Na obra “Utopia”, do escritor inglês, Thomas More, é retratado, uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se uma ausência de conflitos e problemas, uma vez que a persistência do problema do bullying nas Escolas Brasileiras apresenta barreiras, que dificultam à concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da violência verbal e física, quanto do medo da vítima causada pelos agressores. Dessa maneira, é fundamental a discussão sobre isto, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Primeiramente, é fulcral apontar que a violência verbal e física deriva da débil ação do Poder Público, no qual concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, em sua obra “Leviatã”, o Estado é responsável pelo bem-estar de sua população. As autoridades, entretanto, vão na direção da ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel imóvel em relação a persistência do bullying nas escolas. Logo, têm-se como consequência, dados, de uma pesquisa do IBGE, em 2021, que 17% dessas crianças e adolescentes sofrem bullying, por conta do seu biotipo corporal. Diante disso, faz-se mister a reformulação da postura estatal, de forma urgente.

Outrossim, é imperativo ressaltar que o medo causado pelos agressores, vem de encontro ao pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, intitulado em sua obra “Modernidade Líquida” o relato, de uma fluidez de pensamento, no que concerne o homem contemporâneo estar vivendo um ceticismo cultural, moral e ético, ou seja, se importando somente em sua individualidade. De maneira correlata, segundo a letra da banda de rock nacional “Legião Urbana”, em seu trecho “Que país é este?” retrata este cenário citadino persistente. Diante disso, têm-se o constrangimento, a dor e a humilhação que no futuro pode ser fator para depressão e até mesmo, o suicídio, sendo assim, um forte causador deste quadro deletério.

Entende-se, diante o exposto, que medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o bullying, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, por intermédio do Ministério da Educação, para reverter em ação de conscientização, através, de cursos dados por psicopedagogos para professores, gestores, diretores, para que eles façam palestras educativas para alunos e pais. Com isso, atenuar-se-á, em médio e longo prazo o impacto causado por esta violência verbal, violência física e que isso diminua o medo das vítimas, sendo assim, a coletividade alcançará a Utopia de More, assim, o país seguirá em rumo da Ordem e Progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
200 Exibições
por echelly
O problema de bullying nas escolas brasileiras
por Alunos3    - In: Outros temas
0 Respostas 
123 Exibições
por Alunos3
10 Respostas 
802 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
58 Exibições
por Rayssalaa
0 Respostas 
273 Exibições
por remy25
0 Respostas 
150 Exibições
por anastheerr
1 Respostas 
331 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
136 Exibições
por Lilou
0 Respostas 
96 Exibições
por Larissa08092
2 Respostas 
120 Exibições
por Gessi
meio ambiente de belágua

Olá, renata03! Obrigado por enviar seu text[…]

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM