Avatar do usuário
Por Y2kmym
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111785
Em “Zé Besteira”, um filme de comédia brasileiro, o personagem principal e sua família vivem no interior do Maranhão. No enredo, o protagonista não recebe um nome registrado, que o leva a ter somente um apelido. A partir dessa ficção, observa-se que esse problema também ocorre nos dias atuais e que afeta diretamente várias pessoas , como a falta de registro civil e a invisibilidade da cidadania. Com base nesse assunto, é necessário debater sobre o que pode causar tal conjuntura acerca da inexistência de identificação oficial dos cidadãos.

À princípio, é notório o quanto a falta de um registro civil “exclue” uma grande parte da população brasileira. Isso ocorre, porque, de acordo com a PNAD(Pesquisa Nacional por amostra de domicílios), a desigualdade social pode ser um dos fatores que levam a esse problema.Sobre esse ponto de vista, compreende-se o quanto os direitos civis não são garantidos. Destarte, da mesma forma que “Zé Besteira” do filme brasileiro retrata, várias pessoas continuam sem identificação do estado, assim, ficando sem seus direitos.

Ademais, é perceptível que a população não registrada reflete um sentimento de exclusão. Isso ocorre, de tal forma, como a escritora Valéria Nunes afirma : “Nada custa mais caro que a falta de conhecimento”, Isso pode ser considerado outro fator que gera a população essa invisibilidade. Com isso, o desconhecimento e a desigualdade social, Leva às pessoas a passarem, de maneira abrupta, por constrangimentos e descriminações sofridas diretamente do resto da sociedade, apenas devido elas não possuírem um documento oficial, perdendo assim várias oportunidades.

Por conseguinte, ao compreender que a inexistência do registro está ligada à invisibilidade social, deve-se combater tal complicação. Dessa forma, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, junto com a Presidência da República, amplificar o acesso aos cartórios de registro civil e criar mais campanhas que possam assegurar que todos tenham os mesmos diretos. Isso deve ocorrer por meio de projetos que incentivam a identificação civil, que serão divulgados socialmente. Por fim, toda população merece ser reconhecido e ter uma identidade.




Se alguém corrigir eu agradeço, essa é minha primeira redação feita em sala de aula, eu entenderei a correção perfeitamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
216 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
meio ambiente de belágua

Olá, renata03! Obrigado por enviar seu text[…]

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM