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Por LoriIsAlive
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A arte como porta dos deficientes.

A arte, inicialmente usada de anotação, é uma poderosa ferramenta inventada pela humanidade para expressar o que sente. Além disso, a arte também serve para abrir caminhos, seja uma nova perspectiva para deficientes físicos ou um novo meio de se comunicar para incapacitados mentais. Tudo isso significa que a arte é como uma porta para aqueles taxados como “diferentes”.

Incapacitados físicos sempre acabam isolados da sociedade, pela mesma taxá-los como não qualificados de exercer funções artísticas, como pintores, porém todos conseguem fazer arte. Aleijadinho era um pintor conhecido no Brasil por pintar usando apenas a boca, uma vez que não tinha outros membros, ele serve de exemplo inclusive presentemente, mostrando que todos podem realizar arte. Sendo assim, é possível re-afirmar que com vontade, é possível quebrar todo preconceito e abrir uma nova visão para os “diferentes”.

Muitos indivíduos com deficiência mental não são compreendidos, e isso acontece pelo fato de falta de expressão emocional. Caso estivessem em contato com a arte, seria possível ter uma manifestação do que querem nos dizer de maneira clara, seja com pinturas onde a tinta fala muito ou nas danças onde os movimentos geram sentimentos. Isso demonstra que a arte pode ajudar muito a comunicar com aqueles que carecem de capacidade mental.

Portanto, considerando que a arte é como uma porta, pode se concluir que ela será de grande ajuda a todo tipo de incapacitado físico e mental. Entretanto, para se chegar nesse caminho, será necessário ajuda através da Casa David, uma ONG que ajuda deficientes físicos, mentais e autistas, para divulgar e incentivar os “especiais” a ir atrás desse novo método de ajuda. A todo caso, é inegável dizer que em alguns anos, essa será a principal ferramenta de ajuda à aqueles que são considerados “Diferentes”.

-José Roberto
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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