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Por trajano
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#111549
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada a história de uma sociedade perfeita na qual corpo social padroniza-se pela ausência de mazelas sociais. No entanto, o que se observa na sociedade brasileira atual, é o oposto do que o autor prega, visto que a violação de direitos às crianças e adolescentes compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, é necessário medidas para solucionar o impasse, motivado pela negligência estatal, e pelos métodos ultrapassados de ensino.

Sobretudo, constata-se o desserviço estatal como uma das causas do problema no País. Nesse contexto, o filósofo Zygmound Bauman criou a expressão "Instituições Zumbis", a qual diz a respeito ao fato de algumas instituições, como o estado, estão perdendo sua função social. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, visto que o poder público não atua para garantia dos direitos sociais da classe infantojuvenil. Dessa forma, devido à omissão governamental, a problemática é agravada no meio social.

Ademais, é fundamental destacar, em segunda instância, que as instituições de ensino são responsáveis pelo óbice. Segundo Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Todavia, no Brasil, não há uma educação de qualidade para preparar o jovem ao pensamento crítico acerca dos seus privilégios, focada apenas na aplicação de conteúdos e deixando de promover o senso crítico. Logo, a adversidade persiste e consequências como a orfandade, maus-tratos e o abandono tornam-se evidentes no cenário.

Evidencia-se, portanto, que os parâmetros da conjuntura atual precisam ser revertidos. Cabe ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da mídia, rádios e redes sociais promover e divulgar campanhas para que pessoas que vivenciem casos de abuso ou violação a menores possam saber como denunciar ou o que fazer nessas situações. Dessa forma tais medidas quando cumpridas formarão uma sociedade a qual assemelhe-se a Utopia de More
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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