Avatar do usuário
Por Marailiuza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111192
"A cidade do Sol" é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, na qual é representado uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. Contudo, na realidade contemporânea, o que se observa é o oposto aos ideais do filósofo, uma vez que a violência contra os idosos promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população. Dessa forma, percebe-se que a inoperância estatal e a alienação social agravam essa situação.
Sob esse viés, é notório a negligência do poder público é um grave problema. Nessa perspectiva, Otto Van Bismarck, em 1880, afirmou que o estado deve garantir o bem-estar social da população. No entanto, na medida em que existem pessoas vivendo no Brasil, em situações sem o mínimo de direitos sociais efetivados, como o acesso á segurança social bem constitucional, há uma falha grotesca da função do estado com o ideal de Otto. Por consequência disso, uma parcela da população brasileira, os idosos, vive á margem da sociedade, uma vez que não existem políticas públicas eficazes. Desse modo, é inadiável que o bem-estar social seja alcançado, a partir de medidas governamentais.
Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, "deve-se temer a velhice, porque ela nunca bem só", nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhada de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença de pessoa na dia a dia, mas não concedendo seus direitos básicos. Desse forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem a abriga.
Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o ministério da cidadania, promova ações que visam alertar a sociedade sobre a violência contra os idosos, atravéz de folhetos, poletras e debates que deve contar, com a presença tanto da sociedade de forma geral quanto dos idosos. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação de ordem e do progresso, como proferia Raimundo de Teixeira Mendes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Violência contra os idosos no Brasil
por Layoliveira    - In: Outros temas
0 Respostas 
152 Exibições
por Layoliveira
2 Respostas 
195 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
49 Exibições
por Lucasq
1 Respostas 
86 Exibições
por Ylannax
2 Respostas 
136 Exibições
por lais458
0 Respostas 
64 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
123 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
74 Exibições
por imilly
0 Respostas 
53 Exibições
por NickBu
1 Respostas 
105 Exibições
por alifa

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM