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Por belovr
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#110652
O Estatuto do Idoso, conhecido como Lei 10.741/2003, assegura o direito a liberdade, respeito e dignidade, frisando que tanto o Estado e a sociedade devem proporcionar tais aspectos. No ponto de vista nacional atual, a falta de amparo e a negligência sofridos pelas pessoas sofridas ainda ocorre. Isso acontece devido a ausência de políticas públicas, bem como o interesse social institucional fragilizado.

Em princípio, é válido ressaltar a violência contra os idosos sendo ocorrida diariamente. Segundo os dados levantados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registrados mais de 35 mil denúncias. O número crescente durante somente cinco meses demonstra o sofrimento que aflige essa parte vulnerável da sociedade. Fora as vivências que não foram registradas, ou seja, aquelas que não foram denunciadas.

Sob essa ótica, a violência contra o idoso tem proporções alarmantes. De acordo com o levantamento disponível no Disque 100 - canal de atendimento responsável por analisar e receber denúncias - o número de chamadas para reportar algum tipo de violência foi de 48,5 mil para 77 mil, um aumento de 53% no número de denúncias. Por conta disso, a violência contra os idosos torna-se um desafio, sendo ainda mais sofrível não possuírem o suporte legítimo para a defesa.

Portanto, a omissão e a opressão contra os idosos necessita de uma intervenção. Neste contexto, cabe ao Estado e a sociedade responsabilizar-se devidamente pelo zero a vida das pessoas idosas, como citado no próprio Estatuto do Idoso. Logo, deve-se coagir o investimento do envelhecimento saudável e na positividade da contribuição do idoso, por meio de leis mais rígidas, campanhas e incentivos a denúncias. Assim, a população brasileira de idosos poderá dispor de mais tranquilidade e as próximas gerações terão um futuro seguro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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