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A Declaração Universal Dos Direitos Humanos busca à garantia acerca dos direitos básicos do cidadão como o acesso à saúde, educação, segurança, políticas públicas adequadas e diversas outras leis que visem uma melhor qualidade de vida. A violência contra o idoso no Brasil demonstra uma antítese de ideais com relação a tais leis, tendo em mente que, a população idosa vem sofrendo inúmeras violências nos dias contemporâneos. Esse lastimável cenário é fruto de uma inoperância estatal que acaba gerando consequências drásticas à população idosa, seja partidário de um abuso físico, psicológico ou financeiro.

Preliminarmente a de constatar uma débil ação do Poder Público como inicializadora do problema.
Acerca disso, o Geógrafo Milton Santos aborda em um de seus textos "As cidadanias mutiladas" que a democracia só é efetiva quando atinge totalidade do corpo social, ou seja, de maneira em que os direitos sejam universais e desfrutados por todos. Com tudo, as autoridades partem para o lado oposto aos ideais de Milton, uma vez que, demonstram uma postura ausente em referencial da violência vivenciada pelos idosos no Brasil. Se analisarmos as pesquisas que foram disponibilizadas pelo disque 100, canal de atendimento a violação dos direitos humanos, dados revelam que, o número de denúncias referentes a violência contra a população idosa teve um aumento considerável de 53% de 2019 a 2020, dados esses que evidenciam ainda mais a negligência do estado na criação políticas públicas que atuem para a resolução de tal problema. Portanto, é urgente a intervenção da situação.

Por conseguinte, engendra-se o negativismo de tais abusos sofridos por essas pessoas, a omissão da existência de tais denúncias também se torna um grande contribuidor na continuidade do problema. Partindo disso, é importante esclarecer que esses crimes partem de diversas vias, desde as agressões físicas sofridas, a pressão psicológica a ameaças, a exploração financeira de terceiros e o abandono sofrido pelos mesmos, são vividos todos os dias. Posto disso, é inadmissível negar que algo assim não aconteça diariamente em todas as partes do país, logo, é de imediato que isso não continue a perdurar.

Depreende-se então, a importância da atuação dos governantes para a resolução da violência contra as pessoas idosas. Cabe ao Poder Executivo Federal se utilizar de vias públicas e mídias sociais na conscientização da sociedade, através de campanhas e cartazes mostrar a real situação para os cidadãos. Também, cabe aos governantes a criação de ONGs e casas de apoio à terceira idade como medida de amparo aos que estão em situações de maus tratos e de abandono. Somente assim, o que descrito na Declaração Universal Dos Direitos Humanos seja de fato garantido a cada um de nós.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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