Avatar do usuário
Por duduuuuuu
Quantidade de postagens
#124862
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago descreve uma cidade fictícia onde as pessoas aos poucos vão ficando cegas. No trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação dos indivíduos que se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor essa ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, nota-se que a obra exemplifica a realidade no país, uma vez que a posse de armas de fogo no Brasil representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e o despreparo sobre o manuseio das armas de fogo serem letais, impulsionar tal problemática.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do aumento de riscos em violência doméstica e a segurança pública reduzida no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "Cidades Mutiladas", a cidadania atinge a sua plenitude de sua eficácia quando os direitos sociais em sua totalidade são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionalmente garantidos, á medida que a proteção individual não é cumprida, a taxa de aumento de mortes acabam progredindo. Em síntese, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos continuarão a ser mutilados dessa maneira sistemática.

Ressalta-se, ademais, que o despreparo sobre o manuseio das armas de fogo potencializa esse cenário. Diante de tal exposto de ausência de ações sociais e efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena nesse país. Dessa forma, é imprescindível combater a falta de preparo ao uso das armas de fogo, visto que é uma das causas principais do problema.

Portanto, nota-se a urgência de propostos governamentais que alterem esse quadro. Logo, cabe ao estado em sua função de promover do bem-estar social realizar palestras e priorizar o assunto, por meio de escolas e vídeos que exemplificam e relatam do problema. Tal ação terá como conscientizar e abranger. Assim, a luz da perspectiva de Saramago, é possível reduzir a cegueira moral que permeia essa questão
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
352 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
109 Exibições
por lara02
0 Respostas 
114 Exibições
por lavinimaya
0 Respostas 
52 Exibições
por Joanny
1 Respostas 
72 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
208 Exibições
por RayaneSC
1 Respostas 
68 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
59 Exibições
por mandyyyy
0 Respostas 
58 Exibições
por AnaK2005
0 Respostas 
27 Exibições
por jvmaiaa01

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM