Avatar do usuário
Por Dayvini
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128463
No filme “O Senhor das Armas” observamos a estória de um traficante de armas que fatura milhões com o tráfico de armas internacional, porém o mesmo mudar de concepção e ideias ao ver seu irmão morto e sua esposa acabar por abandoná-lo com o seu filho. Com isso ele tenta ser entrega as autoridades, entretanto o sistema é extremamente corrupto e acabam por soltando ele, nisso o protagonista chega à conclusão de que nem ele mesmo pode ser derrota. Com isso, fica claro como essa cinematografia retrata bem a realidade vivida hoje no Brasil com o tráfico de droga e de armas, com facções criminosas dominando todo um território isso tudo pelo alto grau de corrupção e criminalidade.

Nesse contexto. Inicialmente, atribui-se a responsabilidade a corrupção, que influência no aumento da posse e porte de arma, ademais o tráfico de drogas e armas tem o domínio de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, esses dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça. Com isso, fica evidente que o sistema de segurança pública na nação é ineficiente devido aos subornos e falta de preparo, além disso, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo segundo a mesma pesquisa do ministério. Infelizmente essa triste realidade mostra que a posse de arma de fogo pelos métodos legais atualmente é inviável.

Além disso, é crucial responsabilizar que a alta criminalidade é um fator terrível para a legalização de armas. Segundo o Sistema Nacional de Armas (SINARM) controlado pelo Exército e a Polícia Federal: “cada dez armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora”. Isso demonstra que a produção é basicamente nacional e que não vem de fora o mercado é interno provando que com legalizações tenderia a aquecer a movimentação de armas. Além disso: "Na realidade, a arma brasileira é pistolas e revólveres sendo as armas dos bandidos é mito achar que fuzis russos e israelenses são os grandes armamentos do crime. Isso pode ocorrer apenas em territórios do tráfico no Rio, mas é exceção". Lamentavelmente, isso demonstra que o bandidismo no estado ainda é muito forte e levara anos para ser totalmente combatido.

Dessa forma, torna-se imperativo que o poder implemente um amplo programa de combate a corrupção e a criminalidade. Isso deve ser realizado por meio de leis e fiscalizações severas para uma real diminuição da posse e porte de armas de fogo ilegalmente, além de uma melhor gestão nos órgãos de segurança pública tanto federais como estaduais. A colaboração da sociedade com a Polícia Federal e Civil é essencial para uma evolução mais rápida. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa na posse de armas de fogo no Brasil garantido direito à liberdade e evitando ameaça à vida, assim histórias como a retrata no filme “O Senhor das Armas” não venham a se repetir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128670
Olá, @Dayvini!
Não sou especialista na correção de redação, mas li o seu texto e vou apontar algumas coisas que você poderia melhorar.

OBS:
Erros ficam dessa cor;
{Correções ficam entre chaves}
(Partes desnecessárias ficam entre parênteses)
Palavras usadas com um significado diferente do esperado
Frase redundante
Repetição


Introdução
No filme “O Senhor das Armas” observamos {é observado} a estória de um traficante de armas que fatura milhões com o tráfico de armas internacional, porém o mesmo mudar {ele muda} de concepção e ideias ao ver seu irmão morto e sua esposa (acabar por) abandoná-lo com o seu filho. Com isso{,} ele tenta ser entrega as autoridades {entregue às autoridades}, entretanto o sistema é extremamente corrupto e acabam por soltando ele, nisso{. Assim,} o protagonista chega à conclusão de que nem ele (mesmo) pode ser derrotado. Com isso, fica claro como essa cinematografia retrata bem a realidade vivida hoje no Brasil com o tráfico de drogas e de armas, com facções criminosas dominando todo um território isso tudo pelo {devido ao} alto grau de corrupção e criminalidade.

Comentário:
Na introdução é notado erros gramaticais e de concordância.

D1
Nesse contexto. {,} inicialmente, atribui-se a responsabilidade a {à} corrupção, que influência {influencia} no aumento da posse e porte de arma, {.} ademais {Sob esse viés,} o tráfico de drogas e armas tem o domínio de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, esses dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça. Com isso, fica evidente que o sistema de segurança pública na nação é ineficiente devido aos subornos e falta de preparo, além disso, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo segundo a mesma pesquisa do ministério. Infelizmente essa triste realidade mostra que a posse de arma de fogo pelos métodos legais atualmente é inviável.

Comentário:
Apresenta alguns erros gramaticais, mas possui um ponto de vista e a comprovação por meio de dados, articulado ao tema.

D2
Além disso, é crucial responsabilizar que a alta criminalidade é um fator terrível para a legalização de armas. Segundo o Sistema Nacional de Armas (SINARM){,} controlado pelo Exército e a Polícia Federal: “cada dez armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora”. Isso demonstra que a produção é basicamente nacional e que não vem de fora o mercado é interno provando que com legalizações tenderia a aquecer a movimentação de armas. Além disso: "Na realidade, a arma brasileira é pistolas e revólveres sendo as armas dos bandidos é mito achar que fuzis russos e israelenses são os grandes armamentos do crime. Isso pode ocorrer apenas em territórios do tráfico no Rio, mas é exceção". Lamentavelmente, isso demonstra que o bandidismo no estado ainda é muito forte e levara anos para ser totalmente combatido.

Comentário:
Esse parágrafo foge um pouco do tema que deve ser discutido, não demostra uma conexão direta com o que deve ser argumentado.

Conclusão
Dessa forma, torna-se imperativo que o poder implemente um amplo programa de combate a corrupção e a criminalidade. Isso deve ser realizado por meio de leis e fiscalizações severas para uma real diminuição da posse e porte de armas de fogo ilegalmente, além de uma melhor gestão nos órgãos de segurança pública tanto federais como estaduais. A colaboração da sociedade com a Polícia Federal e Civil é essencial para uma evolução mais rápida. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa na posse de armas de fogo no Brasil garantido {garantindo o} direito à liberdade e evitando ameaça à vida, {.} Assim {,} histórias como a retrata {retratada} no filme “O Senhor das Armas” não venham {virão} a se repetir.

Comentário:
Gostei bastante da conclusão, mas a retomada do tema fica um pouco esquecida.

No geral, senti que o seu texto fugiu um pouco do tema, porque você colocou em cada parágrafo de desenvolvimento um posicionamento diferente e isso tornou confuso o entendimento. O tema até traz essa ideia de contraste, mas o ENEM espera que você tome um posicionamento (isso deve ocorrer na introdução) e traga o contraste para exemplificar o que está argumentando. Nesse tema, por exemplo, você deveria ter deixado claro se a posse de armas de fogo é "direito à liberdade" ou "ameaça à vida" e, a partir disso, discorrer sobre. Você consegue argumentar e sua conclusão está próxima ao ideal, só deve se atentar a essas partes que tornarão o seu texto cada vez melhor.

Novamente, não sou especialista, então te digo isso por conta do que foi me dito na época que eu estudava redação para o ENEM. Espero, de alguma forma, ter te ajudado.

Te desejo uma boa escrita!

Assinado por Flicker2307
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
109 Exibições
por lara02
0 Respostas 
114 Exibições
por lavinimaya
0 Respostas 
52 Exibições
por Joanny
1 Respostas 
208 Exibições
por RayaneSC
1 Respostas 
68 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
59 Exibições
por mandyyyy
0 Respostas 
58 Exibições
por AnaK2005
0 Respostas 
27 Exibições
por jvmaiaa01
0 Respostas 
33 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
38 Exibições
por EllieSantos

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Na obra musical 'Potato Head" escrita por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM