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Por Pitoresco
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Thomas Hobbes enfatiza em seus ensinamentos e textos argumentativos que o ser humano é mau por natureza, isto é, sem a proposição de um contrato social, o estado de guerra é seu estado habitual. Portanto, ainda no livro, é dito que a função do Estado é a de alicerçar uma paz regional, evitando conflito e violência. Concomitantemente a essas ideias, no Brasil, o Estatuto do Desarmamento tem se mostrado eficaz ao fiscalizar o porte de armas, visto que, as mesma, oferecem um risco à vida e à sociedade.

Em seu livro "A Utopia", Thomas More descreve uma sociedade idealizada, onde vige a paz e a harmonia social. Além disso, na história ficcional, armas são proibidas, afetando na diminuição da violência, porque a arma é tida como imagem de desigualdade perante os demais. Contrastantemente com o Brasil, onde armas ainda podem ser adquiridas, o livro explicita como uma sociedade não-armamentista possui mais vigorosidade para um enfrentamento não-violento contra a visceralidade e beligerância.

Outrossim, ressoante com a ideia de More, Thomas Hobbes, em "Leviatã", associa a violência humana com a necessidade por materiais de poder, neste caso, armas. A arma é tratada como um símbolo-símile da violência e opressão, fenômeno o qual deve ser superado por uma sociedade hodierna e civilizada. No Brasil, portanto, esse símbolo reforça-se por meio da opressão e provoca uma sociedade mais beligerante e agressiva para com inocentes.

Portanto, tendo sido destacados os pontos cruciais da questão, torna-se necessário uma intervenção estatal, por meio da Polícia Federal (PF) e Ministério da Justiça, que proíba institucionalmente o porte de armas e que as mesmas sejam recolhidas pela PF a fim de melhorar o bem-estar social. Ademais, medidas de busca e apreensão da PF e gráficos comparativos devem ser explícitos ao público, pois a transparência é necessária para comprovar aos brasileiros a efetividade das ações. Todas as medidas formarão, em conjunto, uma sociedade mais estável e menos reativa quanto à violência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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