Em seu livro "A Utopia", Thomas More descreve uma sociedade idealizada, onde vige a paz e a harmonia social. Além disso, na história ficcional, armas são proibidas, afetando na diminuição da violência, porque a arma é tida como imagem de desigualdade perante os demais. Contrastantemente com o Brasil, onde armas ainda podem ser adquiridas, o livro explicita como uma sociedade não-armamentista possui mais vigorosidade para um enfrentamento não-violento contra a visceralidade e beligerância.
Outrossim, ressoante com a ideia de More, Thomas Hobbes, em "Leviatã", associa a violência humana com a necessidade por materiais de poder, neste caso, armas. A arma é tratada como um símbolo-símile da violência e opressão, fenômeno o qual deve ser superado por uma sociedade hodierna e civilizada. No Brasil, portanto, esse símbolo reforça-se por meio da opressão e provoca uma sociedade mais beligerante e agressiva para com inocentes.
Portanto, tendo sido destacados os pontos cruciais da questão, torna-se necessário uma intervenção estatal, por meio da Polícia Federal (PF) e Ministério da Justiça, que proíba institucionalmente o porte de armas e que as mesmas sejam recolhidas pela PF a fim de melhorar o bem-estar social. Ademais, medidas de busca e apreensão da PF e gráficos comparativos devem ser explícitos ao público, pois a transparência é necessária para comprovar aos brasileiros a efetividade das ações. Todas as medidas formarão, em conjunto, uma sociedade mais estável e menos reativa quanto à violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.