Em primeiro analise, o problema é sustentado no Brasil, com base na hostilidade. Para Thomas Hobbes, o Estado é a solução para a garantia da vida e da paz, suprimindo o estado de Natureza - os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las -. Nesse raciocínio, se o estado de natureza causa morte e o Estado é contra, a partir do momento em que os indivíduos precisam ter armas para se manter em segurança, uma pessoa se defendendo da outra e que consequentemente causando mortes, onde se impera a violência, ou seja, estamos no Estado contrário proposto por Hobbes.
Ademais, percebe-se que muitas mulheres sofrem com a violência doméstica, sendo alvos mais frágil, com muitos números de óbitos, por porte de armas de fogo em sua residência. Segundo Suassuna, célebre escritor, afirma que existe uma injustiça social capaz de dividir o Brasil em dois países distintos: dos privilegiados e dos despossuídos. De forma análoga, nota-se que a desigualdade social, os que sofrem violências diárias são ainda mais avessos à posse de armas, são as mulheres mais que os homens, pobres mais do que os ricos, que no fundo, sabem que poderão ser vítimas se houver disparo.
Portanto, na sociedade brasileira há leis para o armamento, e dentro da nossa realidade a solução para alterar esse cenário está em que os cidadãos não estão preparados, adequados e educados para ter uma arma e para se defender, mas sim para atacar. Nesse viés, para alterar esse cenário, o Governo, deve tomar com ação a exigência de um processo seletivo indênso das pessoas que reivindicaram o acesso do uso de armamento, com diversos testes psicológicos, incluindo sua família, com finalidade de frear o armamento desnecessário e evitar liberação de posse para um lar com suspeita de maus-tratos para evitar crimes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada