Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da saúde mental dos estudantes brasileiros. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia os estudantes dos direitos constitucionais garantidos como o direito á saúde, à medida que os desafios da saúde mental acaba afetando todo o desenvolvimento do mesmo, uma vez que tal problemática contribui para o aumento dos casos de ansiedade e depressão entre os jovens e adolescentes em idade escolar. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se,ademais, que a forte pressão social que os jovens recebem de seus familiares para terem um futuro bem sucedido potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo a série coreana "intesivão de amor", que conta a história de uma mãe generosa que enfreta uma competição acirrada para ajudar a sua filha a estudar com um famoso professor particular de matemática, no decorrer da trama a protagonista acaba tendo fortes crises de ansiedade pela pressão que a mesma recebia para passar no vestibular de Medicina. Assim como na ficção a realidade não é muito diferente. Muitos jovens acabam tendo problemas de saúde mental como reflexo da pressão que os mesmos recebem para terem um futuro bem sucedido. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portando, cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de conscientização acerca dos malefícios associados às doenças mentais na sociedade no âmbito escolar, essas palestras deveram ocorrer nas escolas públicas e privadas de todo o país com a ajuda de psicólogos atuando como um canal de suporte e ajuda para os estudantes brasileiros, tal ação terá como finalidade, cuidar da saúde mental dos jovens estudantes, Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.


Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.