O Brasil, em toda a sua história, sempre atuou como um agente exportador de commodities, principalmente relacionado à agropecuária. Tornando o país uma potência agroexportadora. Contudo, tal segmento apresenta baixíssimas vagas de trabalho, quantitativamente e qualitativamente, e detém os menores salários comparativamente ao setor de serviço e indústria – três vezes menos, segundo o Panorama do IBGE do Estado de São Paulo. Logo, não há uma grande demanda do ensino superior no segmento dominante em questão, além de ser muito concentrador de riqueza.
Ademais, nota-se que influência política que é exercida por este setor ao longo da história brasileira é enorme em razão por do alto poder econômico e concentrador, não é à toa que o Brasil teve um período conhecido como “Café com Leite” no passado ou a “Bancada do Boi” no Congresso Nacional nos dias de hoje. Deste modo, um único segmento consegue pautar projetos visando os seus interesses - como, por exemplo, os subsídios do Plano Safra de R$ 340 bilhões - contra outros setores essências no desenvolvimento – infraestrutura, petróleo e gás, tecnologia. Setores esses que necessitam de mão de obra especializada e maior volume de trabalhadores em sua produção.
Diante do exposto, portanto, a dificuldade de recolocação de profissionais com ensino superior se deve a uma conjuntura história e política no Brasil. Para isso, faz-se necessário a volta de projetos de desenvolvimento nacional, como o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), iniciado em 2007, gerando, inclusive, quase pleno emprego em 2014. Tal programa alavancou diversos setores como, infraestrutura, construção civil, polo industrial, industrial naval, tecnologia nacional, bem como promoveu expansão do ensino superior em razão da alta demanda por capital humano qualificado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.