Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116515
Segundo os dados do Ministério da Educação do Brasil (MEC), cerca de apenas 5% da população brasileira detém ensino superior. Curiosamente, apesar do baixo valor em comparação com outras nações, muitos formados no Brasil não conseguem uma recolocação profissional em suas áreas de atuação. Mesmo sendo uma questão paradoxal, é possível justificar esse cenário em razão de dois aspectos principais: históricos e políticos.

O Brasil, em toda a sua história, sempre atuou como um agente exportador de commodities, principalmente relacionado à agropecuária. Tornando o país uma potência agroexportadora. Contudo, tal segmento apresenta baixíssimas vagas de trabalho, quantitativamente e qualitativamente, e detém os menores salários comparativamente ao setor de serviço e indústria – três vezes menos, segundo o Panorama do IBGE do Estado de São Paulo. Logo, não há uma grande demanda do ensino superior no segmento dominante em questão, além de ser muito concentrador de riqueza.

Ademais, nota-se que influência política que é exercida por este setor ao longo da história brasileira é enorme em razão por do alto poder econômico e concentrador, não é à toa que o Brasil teve um período conhecido como “Café com Leite” no passado ou a “Bancada do Boi” no Congresso Nacional nos dias de hoje. Deste modo, um único segmento consegue pautar projetos visando os seus interesses - como, por exemplo, os subsídios do Plano Safra de R$ 340 bilhões - contra outros setores essências no desenvolvimento – infraestrutura, petróleo e gás, tecnologia. Setores esses que necessitam de mão de obra especializada e maior volume de trabalhadores em sua produção.

Diante do exposto, portanto, a dificuldade de recolocação de profissionais com ensino superior se deve a uma conjuntura história e política no Brasil. Para isso, faz-se necessário a volta de projetos de desenvolvimento nacional, como o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), iniciado em 2007, gerando, inclusive, quase pleno emprego em 2014. Tal programa alavancou diversos setores como, infraestrutura, construção civil, polo industrial, industrial naval, tecnologia nacional, bem como promoveu expansão do ensino superior em razão da alta demanda por capital humano qualificado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116619
@Vitorialsx Oi, Vitoria. Tudo bem? Por favor, você poderia dar uma olhada na minha redação?
0
Avatar do usuário
Por adrianeporto
Quantidade de postagens
#117687
Olá, @ronaldjr ! Não sou a Vitória, mas vou corrigir sua redação, tudo bem? :D
Você desenvolve seu tópico frasal muito bem (introdução).
C1 - "...principalmente relacionado à agropecuária. Tornando o país": nesse caso o ponto final depois de "agropecuária" está incorreto. "tornando o país..." é uma informação que ainda pertence ao período "principalmente relacionado à agropecuária", pois é uma informação a mais sobre o sujeito da oração, que neste é o Brasil. (-40)

C1 - O uso do termo "tal" não faz parte da norma culta da lingua portuguesa, portanto é considerado uso coloquial: "Contudo, tal segmento apresenta..." (-20)
C1 - "não é à toa" ( atente-se ao uso da norma culta padrão da língua portuguesa) (-20)
C1 - "...Brasil teve um período conhecido como “Café com Leite” no passado ou a “Bancada do Boi” no Congresso Nacional e nos dias de hoje. Uso necessário da vírgula em: depois de “Café com Leite”, “Bancada do Boi” e "Congresso Nacional ". Ademais, é interessante colocar o termo " no passado" no início da oração para garantir mais coesão. ex: "... um exemplo disto é o fato de que, no passado, o Brasil teve um período conhecido como "Café com Leite" e, nos dias de hoje, a "Bancada do Boi", no Congresso Nacional. (-40)
C2 - Parabéns, você promoveu a abordagem completa do tema com repertório legitimado, pertinente e produtivo. +200
C3 - " nota-se que influência política": ausência de artigo (neste caso "a") para conectar os termos da oração e trazer coesão. (-40)
C4 - Pelo menos 2 parágrafos precisam começar com um operado argumentativo. Você esqueceu de colocar no segundo parágrafo, algo como : Em primeira análise, Em primeiro plano, Primeiramente etc. (-40)
C5 - Seu parágrafo de conclusão estaria perfeito se fosse pra vestibulares ou concursos. Mas, no modelo Enem, é necessário que você deixar explícito o agente da ação, a ação (esta, você apresentou e detalhou, o que está correto), o meio (usando inclusive o termo "por meio de") e a finalidade. Aconselho adicionar um frase de conclusão para término do parágrafo, o que pode aumentar sua nota. (-120)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
8 Respostas 
507 Exibições
por httpshadid
1 Respostas 
72 Exibições
por Let1cia19
0 Respostas 
200 Exibições
por Arielkaka
4 Respostas 
220 Exibições
por paulaolivia
0 Respostas 
332 Exibições
por Claricealb
0 Respostas 
114 Exibições
por Panetony
1 Respostas 
87 Exibições
por Babyboo
0 Respostas 
71 Exibições
por Mirellli
0 Respostas 
64 Exibições
por Mirellli
0 Respostas 
78 Exibições
por Elielton1772

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM