Nesse sentido, o preconceito contra os negros no Brasil é muito comum. Esses indivíduos muitas das vezes são impedidos de acessar alguns lugares, porque boa parte da sociedade é racista, isso se torna um grande obstáculo na vida deles. A constituição federal de 1988, com o princípio de que todos são iguais perante a lei. Porém, o branco é mais privilegiado que o negro, fazendo que haja desigualdade social no Brasil. Na realidade essa constituição falha. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga seja resolvida.
Outro sim, é válido destacar a exclusão dos negros na sociedade brasileira. Esse cidadão sempre foram excluídos, como por exemplo, a entrada nas universidades. Para isso que os negros foram aceitos nas universidades, já que eles eram impedidos, foi preciso criar políticas públicas como a lei de número 12.711 conhecida como lei de cotas raciais, determina que 50% das vagas em concursos públicos sejam ocupados por pessoas negras e pardas, que estudaram em escolas públicas. Ademais, os negros enfrentam grande desafio ao tentar conseguir um emprego, devido a cor de sua pele a lei 7716, que põe qualquer tipo de preconceito ou discriminação, mas essa lei falha assim como as outras. Por isso, o racismo persiste no Brasil. Logo o estado precisa amenizar esse problema.
Portanto, são essenciais medidas operantes para combater o racismo no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, fazer com que as escolas educam as crianças sobre o racismo, desde o ensino fundamental ao ensino médio, por meio de aulas e palestras as quais devem ser realizadas. Educando as crianças, não será necessário castigar o homem. Assim, o racismo será combatido no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada