Avatar do usuário
Por Lerdaco2
Quantidade de postagens
#128873
Luis Renato Silva Fernandes
2°F
Na pesquisa “The Psychology of Climate Change Communication”, feita por pesquisadores da Universidade da Colombia apontam que para os leigos, as questões climáticas são confusas e ligadas a negociações políticas. Paralelamente, o Brasil atual vivência os dados da pesquisa tendo uma população com carência de informações verídicas sobre o aquecimento da terra e o descaso na conscientização dessas pessoas para o risco que pode causar.
Nessa perspectiva, a confiança imposta por essa comunidade em informações falsas é um risco para a população. De acordo com Ricado Augusto Felício, climatólogo e professor da USP, o aquecimento global não deve ser algo para se preocupar, disseminando assim uma desinformação exacerbada sobre o assunto, fazendo com que as pessoas acreditem na ideia de que são por conta de negociações políticas, tendo como resultado a revolta dos brasileiros.
Sob este viés, o entendimento da população sobre o aquecimento da terra é essencial para combate-lo, a conscientização é o rebote da desinformação para tornar a pauta visível. De acordo com a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro é necessário tirar assuntos da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, sendo plausível informar com resiliência a população do Brasil para combater os estigmas.
Dessarte, é dever do governo por meio de ações midiáticas e palestras públicas informar e conscientizar a população, por meio do projeto “Fala mais”, que terá seu próprio site e seu próprio perfil nas redes sociais para a realização de postagens verdadeiras sobre o assunto com a ajuda de pesquisadores, e o compartilhamento das palestras que serão feitas por estudiosos que entendem sobre a pauta, fazendo com que a ameaça do aquecimento global não ser visto com seriedade seja extinta, e que a informação dos brasileiros seja aprimorada
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Triny206
Quantidade de postagens
#129018
Olá 🤗, gostei da tua redação. Aborda um tema interessante. É louvável ver alguém discutindo um tema tão relevante e propondo ações concretas, como o projeto 'fala mais', para combater a desinformação. Sei que não sou corretora, mas te dando umas dica , a redação poderia melhorar alguns aspectos, como a expansão de ideias, fluidez da escrita e clareza na argumentação. Com esses ajustes nessas áreas, tua redação pode se tornar mais eficaz e persuasiva. Mas, em geral, a tua redação já apresenta pontos fortes (mais são só umas observações minhas ,para te ajudar 🙃).Como em qualquer habilidade, a prática é fundamental para o aprimoramento. Só umas dicas, mas ela, em toda, já é positiva. 😁🍀
1
Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#129039
@Lerdaco2

Sua redação aborda um tema relevante, que é a desinformação sobre as questões climáticas e o aquecimento global. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para garantir uma maior coesão e clareza no texto.

1. **Introdução:**

- Sua introdução apresenta bem o contexto do problema, mas poderia ser mais direta na apresentação da tese.

- Sugestão de melhoria: Apresente de forma mais clara qual será o posicionamento defendido ao longo do texto.

2. **Desenvolvimento:**

- Os argumentos utilizados são pertinentes, porém seria interessante explorar mais exemplos concretos ou dados estatísticos para embasar suas afirmações.

- Organize melhor as ideias em parágrafos distintos para facilitar a compreensão do leitor.

3. **Proposta de intervenção:**

- Sua proposta de intervenção é adequada e aponta caminhos viáveis para combater a desinformação sobre o aquecimento global.

- Procure detalhar ainda mais como essa proposta seria implementada na prática, quem seriam os agentes responsáveis pela execução das ações e quais os possíveis impactos esperados.

4. **Conclusão:**

- A conclusão retoma bem os pontos discutidos ao longo do texto, reforçando a importância da conscientização da população.

5. **Aspectos gerais:**

- Fique atento à revisão ortográfica e gramatical do texto para evitar erros que possam comprometer sua nota final.

Em resumo, sugiro que você revise seu texto buscando uma maior organização das ideias, inserindo exemplos concretos e dados relevantes para fortalecer seus argumentos e detalhando ainda mais sua proposta de intervenção. Lembre-se também de revisar cuidadosamente aspectos linguísticos para garantir um texto claro e coeso.

Espero ter ajudado! Se precisar de mais alguma orientação ou esclarecimento, estou à disposição.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
72 Exibições
por Dudiis17
1 Respostas 
416 Exibições
por pattmed85
Aquecimento global/ ebulição
por krystall    - In: Outros temas
0 Respostas 
328 Exibições
por krystall
Aquecimento global e suas consequências
por Walterjr    - In: Outros temas
0 Respostas 
202 Exibições
por Walterjr
aquecimento global
por mari799    - In: Outros temas
0 Respostas 
49 Exibições
por mari799
5 Respostas 
310 Exibições
por Marlonnluis
CAMINHOS PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
25 Respostas 
1150 Exibições
por Samara102006
4 Respostas 
225 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
160 Exibições
por Veve870
O aquecimento global
por evyllynsouza    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por evyllynsouza

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM