Em primeiro lugar é importante destacar que o machismo defende que o homem é superior à mulher e que ele tem poder sobre ela, toda a violência contra a mulher se origina dessa crença. Segundo Cazuza, que dizia "Eu vejo o futuro repetir o passado", é possível concluir que o machismo está enraizado historicamente na sociedade, ou seja, ele é estrutural. Assim é fato que o machismo é a principal causa da persistência do abuso contra a mulher no Brasil.
Além disso, outro motivo da persistência desse problema é a dependência emocional e financeira da mulher no relacionamento abusivo. Esse relacionamento é movido pela manipulação, onde o homem convence a mulher de que ela precisa dele, causando assim uma dependência emocional que a mantém vítima de violência. Um exemplo disso é a mãe do protagonista Theo Faber do livro A paciente silenciosa, que continua num casamento extremamente abusivo por parte de seu marido devido à manipulação e a relação dependente. Logo, fica claro que a violência contra a mulher persiste no Brasil por conta da dependência gerada nela.
Portanto, é de estrema urgência que o Estado tome providências para controlar o quadro atual. Urge que o Ministério da Mulher por meio da mídia providencie palestras para que mulheres vítimas de violência possam identificar seu relacionamento abusivo e saber como agir, também disponibilize terapia para quem sofre ou já sofreu desse problema, para erradicar os casos de violência contra a mulher no Brasil. Somente assim será possível evitar a realidade de É assim que acaba e A paciente silenciosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.