Avatar do usuário
Por daaloy
Quantidade de postagens
#122218
No livro É assim que acaba da escritora Colleen Hoover é retratada a violência contra a mulher quando Ryle trata sua esposa Lily de maneira desumana ao decorrer da trama. Fora da ficção fica claro que a realidade de Lily se assemelha a de mulheres brasileiras que sofrem violência física, moral, psicológica, sexual e patrimonial por parte de seus parceiros. Isso acontece principalmente devido ao machismo estrutural, mas também persiste por conta da dependência emocional gerada nas mulheres inseridas nesse tipo de relacionamento abusivo.

Em primeiro lugar é importante destacar que o machismo defende que o homem é superior à mulher e que ele tem poder sobre ela, toda a violência contra a mulher se origina dessa crença. Segundo Cazuza, que dizia "Eu vejo o futuro repetir o passado", é possível concluir que o machismo está enraizado historicamente na sociedade, ou seja, ele é estrutural. Assim é fato que o machismo é a principal causa da persistência do abuso contra a mulher no Brasil.

Além disso, outro motivo da persistência desse problema é a dependência emocional e financeira da mulher no relacionamento abusivo. Esse relacionamento é movido pela manipulação, onde o homem convence a mulher de que ela precisa dele, causando assim uma dependência emocional que a mantém vítima de violência. Um exemplo disso é a mãe do protagonista Theo Faber do livro A paciente silenciosa, que continua num casamento extremamente abusivo por parte de seu marido devido à manipulação e a relação dependente. Logo, fica claro que a violência contra a mulher persiste no Brasil por conta da dependência gerada nela.

Portanto, é de estrema urgência que o Estado tome providências para controlar o quadro atual. Urge que o Ministério da Mulher por meio da mídia providencie palestras para que mulheres vítimas de violência possam identificar seu relacionamento abusivo e saber como agir, também disponibilize terapia para quem sofre ou já sofreu desse problema, para erradicar os casos de violência contra a mulher no Brasil. Somente assim será possível evitar a realidade de É assim que acaba e A paciente silenciosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
40 Exibições
por alebnx
0 Respostas 
23 Exibições
por alecshivley
8 Respostas 
505 Exibições
por httpshadid
1 Respostas 
70 Exibições
por Let1cia19
2 Respostas 
241 Exibições
por Hannylopes14
0 Respostas 
75 Exibições
por Isaaluna2023
Por que evitar a procrastinacao no dia a dia?
por Bip2074    - In: Outros temas
0 Respostas 
124 Exibições
por Bip2074
0 Respostas 
199 Exibições
por Arielkaka
4 Respostas 
218 Exibições
por paulaolivia
0 Respostas 
330 Exibições
por Claricealb
Redação do ENEM 2023

Boa tarde! Eu entendo que você não te[…]

Saúde no trabalho

No que concerne a saúde no ambiente de trab[…]

O mundo trabalhista com o advento da inteligê[…]

Promulgada em 1988, a Constituição F[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM