• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por LUAs3s
Quantidade de postagens
#82590
"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída a filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente ser aplicada aos cidadãos que não possuem o registro civil, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é fato da população se habituar a essa realidade. Ademais, vale ressaltar que o registro de nascimento é a garantia de acesso á cidadania no Brasil, uma vez que o indivíduo se torna visível, como também potencializa a entrada de jovens no meio educacional.
Diante desse cenário, é visto que a certidão de nascimento tem grande importância no corpo social. Nesse sentido, é importante mencionar que a pessoa, a qual não possui esses documentos se torna invisível, ou seja sua existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sociedade brasileira enfrenta um grande problema de invisibilidade, o qual mais de 2 milhões de pessoas são invisíveis diante do tecido social e no Estado.
Neste viés, a documentação mais importante é o registro civil, pois ele possibilita á entrada de jovens nas escolas, uma vez que a educação tem suma importância. Além disso, a matrícula das crianças e adolescentes só é realizada com este documento, por isso, logo após o nascimento o documento deve ser realizado, tanto para os cidadãos serem reconhecidos na sociedade, como também para acessar à escola. De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda."
Assim, é crucial mitigar a invisibilidade dessa parcela da população e divulgar o quão importante é este documento. Portanto, urge que o Governo, por meio do Ministério da Cidadania crie campanhas nas redes - uma vez que a internet tem imenso poder transformador e persuasivo - com o fito de divulgar a importância e a necessidade deste documento para os indivíduos se tornarem cidadãos. Outrossim, a escola deve criar palestras educacionais para informar os jovens a respeito da documentação pessoal, a fim de fazer com que eles procurem tirar esses documentos, pois como disse Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM