Avatar do usuário
Por Gael2202
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#79910
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º o acesso à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não se mostra verdadeira, visto a falta de políticas públicas que visem combater os desafios para formação educacional dos surdos no Brasil. Vale salientar, que tal problemática é fortalecida ainda, pelo preconceito da sociedade.
Em primeira análise, vale destacar, a falta de investimentos governamentais para combater tais desafios. Segundo o filósofo contratualista Jonh Locke, o Estado deve cumprir o seu ‘contrato social’, garantindo o bem-estar da população, como afirma em sua Magna Carta. Retomando a questão, fica evidente, segundo a ideologia de Locke, que o governo brasileiro falha ao não proporcionar nas escolas ferramentas como a linguagem de libras, além de outras atividades inclusivas para garantir a formação educacional dos Surdos.
Não obstante, a sociedade está repleta de estigmas que impedem as pessoas surdas de buscarem seus direitos. Vale ressaltar, por exemplo, o período da Idade Média, em que pessoas com deficiência eram escondidas da convivência social, pois a mentalidade da época acabava por ‘demonizá-los’. Atualmente, esse preconceito ainda se reverbera, devido à falta de surdos em cargos públicos, universidades e até mesmo na mídia. Por isso, faz-se imperiosa buscar meios para combater os desafios que impedem sua formação educacional.
Destarte tais exposições, ficam evidentes como o problema pode ser reduzido através da comunicação. De acordo com o professor Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia da autonomia”, as escolas devem além de ensinar o conhecimento técnico-científico, propor habilidades que visem à redução de problemas sociais. Nesse sentido, o ministério da educação deve incluir a linguagem de libras no currículo da educação básica, através de profissionais e atividades interativas, a fim de combater os desafios para formação educacional dos surdos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
75 Exibições
por PabloDiego
0 Respostas 
176 Exibições
por Elizama08
1 Respostas 
141 Exibições
por JOAO155
Alguém POR FAVOR corrije minha redação?
por juliastn    - In: Atendimento
0 Respostas 
140 Exibições
por juliastn
2 Respostas 
150 Exibições
por Katsmoking
Corrijam por favor, concurso dia 17/09 .
por rodriguees29    - In: Outros temas
3 Respostas 
142 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
45 Exibições
por Geovanavic05
0 Respostas 
37 Exibições
por Howell
0 Respostas 
176 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
171 Exibições
por Sthefanysbm

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM