Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Brenda055
#45664
Titulo: Educação não tem cor

Vivemos em um sociedade onde o racismo é tão presente quanto possuir um animalzinho de estimação em nossas residências. Um assunto onde-se teria que se ter extinguido em pleno século em que vivemos, ainda é motivo de muitas discussões, principalmente quando se trata de educação, especificamente, formas de ingresso no meio educacional, a famosa cotas raciais.

Quando tratamos do âmbito da educação, é notório que há uma deisgualdade entre as pessoas. E mais comum uma instituição de ensino possuir mais alunos e professores brancos do que negros, e isto é acarretado pela história em que eles carregam consigo e também pelo conceito em que a sociedade criou para a formação de turmas nas escolas e faculdades.

Se tratando de capacidades mentais de uma pessoa branca e uma negra, igualmente, ambos possuem mesmas capacidade de aprendizado. Considerando agora as oportunidades, um branco ganha muitos pontos com isso, enquanto um negro, não têm, pois a sociedade aprendeu a disponiblizar ensino para os que possuem cor de pele que não remetesse a escravidão.

As cotas raciais surgiram para combater esta descrepância de oportunidade entre os candidatos, podendo assim ter processos seletivos igualitários. Mas, isto na prática, não acontece. Canditados brancos, cometem racismo, alegando que os negros terão vantagem sobre eles na hora da seleção, quando na verdade, as cotas são para manter um mesmo nivel entre eles, mesmo que a estrutura de ensino e oportunidades anteriores não tenham sidos as mesmas. Se as cotas não existissem, negros não ocupariam, na maioria das vezes cargos altos em uma sociedade. A quantidade de negros em que tiveram posições sociais elavadas e reconhecidas são muito poucas temos como exemplo o ex-presidente dos EUA, Barack Obama,

Diante aos fatos apresentados, as cotas raciais são necessárias na nossa sociedade, pois ainda há uma enorme rejeição de negros, sendo que é apenas uma cor de pele que nos diferencia, onde a cor uma vez na história ja foi motivo de escravidão. Portanto, instituições de ensino devem sim, mantê-las, para que nossa sociedade possa se igualar, e num futuro, não precise dar vantagem a um candidato por ele ser de pele diferente da maioria, e sim ter uma igualdade seja nas oportunidades de trabalho ou na formação de profissionais que precisem de um ensino superior, onde um ingresso numa faculdade pública entre negros e brancos seja tão igual quanto ao saber que o sol chegará amanha como todos os dias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

@GlendaMorais obrigada!💓

Muito obrigado pela correção! :D

Depressão. Ansiedade. Anorexia. São […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM