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Durante o século XXI, a sociedade e política brasileiras foram marcadas pela demarcação de conflitos feitos por espectros políticos extremistas. Desde o impeachment e eleição da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, até mesmo a eleição do então presidente Jair Bolsonaro, confirmam eventos de divisão da sociedade brasileira por questões ideológicas e partidárias. Acontecimentos que marcam discursos agressivos, fake news e falta de diálogo para promoção do bem comum e harmonia social.

Para Max Waber, a política é o ato de liderança da luta pelo poder. Destacando o fato da mídia ser importante promotora dessa polarização, pois veículos de informação e até telenovelas como indústria cultural podem influenciar ideologicamente seus telespectadores dividindo a sociedade em "bolhas sociais" representadas por seus respectivos partidos políticos. A mídia atua como alienadora de massas, assim as mesmas promovem os desejos de uma minoria.

Com a polarização social e a briga entre esquerda e direita, que perpetua desde a Revolução Francesa e nascimento do estado moderno, os escândalos e casos de corrupção passam a ser mais frequentes e menos abominados. Onde, a conduta ética daqueles que governam, ou legislam, não importam, mas somente seus partidos e posições políticas.

Dada a problemática, é possível perceber que a partir da educação pode-se resolver tais problemas. Assim como Paulo Freire dizia, "educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas ,pessoas transformam o mundo", é possível a partir do contato dos brasileiros com assuntos relacionados às ciências políticas e estudos sociais, os mesmos agirem em conjunto para contornar o problema. Logo, com uma sociedade mais bem informada e com mais conhecimento, é possível fazer com que a política seja um instrumento de poder para promoção do bem comum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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