Percebe-se, a princípio, que a não eficázia das leis possui íntima relação com o revés. Desse modo, de acordo com o escritor Gilberto Dimeinstein, em seu livro "Cidadão de Papel", a legislação brasileira funciona apenas na teoria e falha na prática. Nesse cenário, enfrenta-se, atualmente, a necessidade de mobilizações legais para que o trabalho de cuidadora seja destaque, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Contudo, as autoridades não desempenham esse papel, visto que o Ministério do Trabalho não efetiva medidas cabíveis, como a abertura de novas pautas parlamentares para dar início à solução do problema.
Ressalta-se, ademais, que a falta de concretização do trabalho contribui para a persistência do problema. À mercê disso, conforme Hannah Arendt - filósofo alemã - a falta de pensamento crítico é o principal obstáculo para construir uma sociedade democrática. Sob civis, pode-se observar que grande parte das trabalhadoras relacionadas à cuidadora optam por trabalharem de maneira informal. Com isso, tal ação torna o desafio de visibilidade das domésticas mais inviabilizado, uma vez que a falta de efetivação laborial pode limitá-la a respeito de seus direitos legais.
Portanto, emerge a imperativa urgência de solucionar o problema decorrente da insuficiência legislativa e do emprego informal. Para isso, torna-se imprescindível que as mulheres com trabalho associado à cuidadora, as quais são as principais vítimas da situação, faça o governo adotar novas medidas legislativas, por meio de greves e alertas nas grandes mídias, com o intuito de efetivar o trabalho legal e coibir o serviço informal relacionado à cuidadora.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada