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Por aciolea
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Na obra "Presos que menstruam" a autora Nana Queiroz expõe a dura realidade de mulheres penitenciárias que têm suas necessidades negligenciadas pela falta de visibilidade aos problemas menstruais, chegando a ter que resolve-los de maneiras insalubres. No contexto hodierno brasileiro, esta situação vai além das penitenciárias se alastrando até as parcelas menos abastadas, sendo estimulado por problemas sociais e fomentando outros.
Inicialmente, é imperativo destacar, que a falta de discussões acerca da problemática colaboram para a persistência do problema. Segundo a filósofa Djamila Ribeiro " Para pensarmos soluções para uma realidade devemos tira-la da invisibilidade", logo é crucial abordar a pobreza menstrual como um problema sério que aflige grande parte da população e o reconhecimento de que a escassez de debates acarreta na perpetuação do problema.
Em visto da atual situação emergem problemas de saúde como infecções e outras doenças nos órgãos genitais causados pela insalubridade que cerca as condições de auxílio a menstruação. Segundo a UNICEF, mais de 700 mil mulheres vivem sem à condições primordiais de saneamento básico, sendo como as penitenciárias obrigadas a conter suas necessidades de maneiras malsadias. Portanto, torna-se de suma importância pautas que visem o debate desses problemas afim de que melhores condições sejam asseguradas a essas mulheres.
Infere-se portanto que medidas devem ser tomadas para a diminuição da problemática. Afim de garantir melhorias na saúde menstrual e a supressão da invisibilidade, cabe aos ministérios de saúde, da educação e cultura, por meio de palestras, pautas no currículo escolar e redistribuição de saneamento básico, garantir a melhoria da situação de pobreza menstrual no Brasil. Somente com essas ações será possível a erradicação futura deste problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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