Convém ressaltar, em primeiro plano, que o óbice advém, em muito, do racismo, seja ele estrutural ou não, já que a maioria das denúncias sobre intolerância religiosa são de crenças afro-brasileiras, segundo a Secretária de Direitos humanos da Presidência da República. Assim, é possível depreende-se que o fator cor de pele dos praticantes e origem de sua religião é imprescindível para julgar o quão válida aquela pessoa é, um vez que religiões europeias e, majoritariamente, com devotos brancos não causa tanto afoitamento em intoletantes brasileiros.
Somaso a isso, destaca-se também o sentimento de superioridade que praticantes de cultos convencionais possuem, visto que, em 2018, a novela Segundo Sol, exibida pela Rede Globo, foi duramente atacada nas redes sociais porquê tratava abertamente sobre o Candomblé, sendo alvo de comentários dizem que era uma religião diabólica e que não fazia parte da família tradicional brasileira. Logo, vê-se que por mais plural seja a população brasilense e anos de evolução desde Brasil Colônia, ainda não se ultrapassou pensamentos medievais.
Urge, portanto, uma união do poder Executivo e mídia para propagar e executar com mais firmeza a importância do artigo 208. Cabe, também, as escolas promoverem horário na grade curricular ensinos sobre a diversidade religiosa. Para assim, a população tome ciência de outros cultos ao não ser os padrões. Desse modo, então, superariamos traumas sociais do período colonial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.