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Por Nayaneraquel
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Não há dúvidas de que as discussões sobre a democratização de pagamentos eletrônicos, atestam a relevância da questão na atualidade. Segundo dados mais recentes do Banco Central(BC), o mecânismo do PIX cresceu e já supera os cartões em número de transações. Dessa forma, torna-se indubitável a necessidade de discussão e reflexão acerca dos benefícios que o mecânismo trouxe, bem como a vulnerabilidade para golpes contra usuários.
Em primeira análise, é importante destacar que desde novembro de 2020, quando o pix entrou em operação, mais que uma transação financeira, ele se mostrou uma ferramenta de inclusão e democratização de e-commerce. Afinal, dados do Instituto Locomotiva do último ano, indicavam que mais de 34 milhões de adultos eram desbancarizados. Com o pix essa acessibilidade começa a mudar, visto que o PIX simplificou transferências e possibilitou mais praticidade no dia a dia, sem necessidade de carregar dinheiro físico ou cartão.
Por outro lado, a principal vulnerabilidade do Pix está no elo mais fraco- o usuário, pois envolve fraudes desde o cadastro das credenciais, até roubo de dados após o sistema estar em funcionamento. Segundo a FEBRABAN os bancos têm investido muito na nova plataforma, em termos de segurança, porém os cibercriminosos podem ainda se aproveitar dos dados das chaves (CPF, e-mail e celular) para ludibriar os usuários.
Logo, é inegável que o novo sistema de pagamento eletrônico é um tema bastante discutido na atualidade, visto que possuí muitos benefícios para os usuários, todavia deve se manter a atenção quanto a possíveis tentativas de golpes. Desse modo, é primordial que os órgãos de fiscalização, juntamente com as instituições financeiras que fornecem o mecânismo adotem medidas como informar da forma mais clara aos usuários as formas mais seguras de utilizar o serviço bem como as medidas para proteção contra golpes, como sempre está atento e conferir os dados que constam durante a transação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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