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"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habitamos a eles",essa frase de Simone Beauvoir-importante filósofa francesa-pode facilmente ser relacionada ao grande número de pessoas sem registro civil que se encontram sem a garantia do acesso á cidadania no Brasil.Já que mais escandalosa que a ocorrência dessa problemática é o da sociedade esta habituada e a invisibilidade dessas pessoas se tornar algo banal.Diante desse cenário, é importante uma ampla discussão de aspectos como a desinformação da sociedade sobre a importância de possuir um registro civil e as consequências que a falta desse documento pode trazer ao longo da vida de um indivíduo.
Em primeira análise, é importante ressaltar o acesso a um documento de identidade civil é fundamental para o reconhecimento de uma pessoa como cidadã. Entretanto, a desinformação da sociedade sobre o papel e o significado expressivo da posse de um registro civil para a inserção na sociedade é um fator desencadeador da problemática social que torna essas pessoas invisíveis. Segundo a teoria Kantiana o "Pleno esclarecimento" só é alcançado na busca do "ousar saber",sendo assim necessário que o indivíduo saia da sua zona de conforto e busque atingir o conhecimento verdadeiro,isso pode ser relacionado a busca fundamental sobre a importância da posse de uma certidão de nascimento,o primeiro e mais importante documento de um cidadão.Portanto , é possível concluir que a desinformação da sociedade sobre o real significado de um documento que garanta o seu acesso á cidadania é ainda fator que exerce influência na decisão de muitos indivíduos que não possuem tal documento.
Além disso,faz-se basilar uma discussão a respeito das consequências que a falta de uma identidade civil pode trazer para um indivíduo ao longo de sua vida.Sabe-se que uma pessoa se torna inexistente na sociedade se ela não possuir algum tipo de registro civil,como consequência disso esse indivíduo não tel seus direitos adquirido,pois não é posso a inserção no mercado de trabalho,acesso a escola, direito ao voto e benéficos sociais.Entretanto, mesmo com todas essas consequências,no Brasil segundo dados do portal R7 de notícias estima-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas não possuem registro de nascimento.
Diante dos fatos mencionados,faz-se basilar a adoção de medidas voltadas para amenizar tal problemática.Portanto,cabe ao Ministério de Educação juntamente com a indústria midiática a promoção da divulgação da importância do registro das pessoas como cidadãos para adquirir a garantia de seus direitos,por meio de campanhas publicitárias e projetos de palestras que levem informação a essas pessoas, além disso é fundamental que a sociedade compartilhe a devida importância da posse de uma certidão de nascimento para que assim esteja menos habituada a esse escândalo como afirma Simone Beauvoir e essas pessoas deixem de ser invisíveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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