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#57990
O registro de pessoas no Brasil é falho desde o início, visto que era encarregado a autoridades religiosas que por juízo de valor optaram por deixarem de registrar pessoas não praticantes da sua religião.
Refletir sobre esse problema na nossa nação é também refletir sobre os outros problemas sociais da formação do território e sociedade brasileira. Assim como todo problema social que enfrentamos na contemporaneidade, cidadões sem documentos são reflexos da nossa história.
Brasileiros que não possuem documentos se encontram restringidos de direitos que cidadões tem, como alugar um imóvel, registrar seus filhos com seu sobrenome, ter acesso ao SUS, se alistar ao exército, votar em seus representantes políticos, e o mais essencial ,ficam restringidos à educação que é fundamental para a construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Por esses e tantos fatores é essencial que esse problema seja resolvido o quanto antes, para todos os brasileiros possam desfrutar do seus direitos de maneira legal.
Dessa maneira é necessário que sejam tomadas medidas pelos órgãos públicos como o Ministério da Educação que poderá promover políticas que defendam acesso à , Além disso cabe ao Cartório de Registro Civil facilitar a documentação de pessoas após a maioridade, o que ajudaria de maneira gradual a diminuição desse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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