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Por Franciscobst
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A filósofa alemã, Hannah Arendt, afirma que "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Demonstrando assim, a importância da manutenção dos direitos humanos na sociedade. No entanto, no que se concerne a questão da invisibilidade por meio da falta de garantia de acesso à cidadania no Brasil, verifica-se uma lacuna com relação à manutenção dos direitos humanos. Nesse contexto, torna-se evidente como causas: a omissão governamental, bem como a falta de informações corretas à população.
Primeiramente, vale ressaltar que, o governo federal é o principal responsável pela situação mencionada. Uma vez que, é dever do estado garantir os direitos básicos ao corpo social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o nono país mais desigual no mundo, tal situação é agravada principalmente, pela falta de oportunidade às pessoas que não tiveram acesso à garantia como cidadão brasileiro. Dessa forma, dificulta de que esse cidadão possa vir a trabalhar e estudar, agravando assim, diversos problemas nacionais.
Ademais, é notório a onda de desinformação que circula pelo público, dificultando assim o acesso ao principal documento do cidadão brasileiro: o registro civil. Sob essa ótica, a população fica desorientada sobre o que fazer para ter acesso a esses documentos básicos e essenciais para uma vida digna.
Portanto, torna-se indispensável que, o governo federal, por meio do ministério da cidadania, em parceria com os veículos midiáticos, desenvolvam um projeto nacional visando o combate a invisibilidade acarretada pela falta de garantia à cidadania no Brasil. Essa campanha deveria ser apresentada periodicamente, em redes de rádio e televisão, visando a informação populacional. Bem como, tornar o processo de registro civil, mais simples e menos burocrático.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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