Por Raquel132
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#120940
A filosofia de Tomás de Aquino defende a necessidade das pessoas serem valorizadas igualmente. No entanto, a realidade do Brasil demonstra o contrário na questão das pessoas sem teto, que sofrem pela falta de abrigo e vivem em constante aflição pelos perigos que os assolam nas ruas, como também o frio e a fome os perseguem todos os dias. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude da negligência governamental e da falta de empatia da sociedade.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a negligência governamental é um fator do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto as pessoas em situações de rua, visto que, o governo não realiza investimentos para que esses indivíduos vivam com dignidade tendo um lar e possam realizar suas refeições diárias como qualquer outro cidadão comum. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, outro fator influenciador é a falta de empatia. Sob essa perspectiva, de acordo com a escritora Marina Colasanti em sua crônica " Eu sei mas não devia " a autora enfatiza como as pessoas banalizam os problemas sociais. Nesse viés, a população não colabora de forma empática para com os moradores de ruas, que são invisíveis perante a sociedade sofrendo com o frio e a fome nas avenidas do país. Desse modo, devido a carência de visibilidade dada a questão, o impasse se mantém no Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater a problemática em questão. Para isso, é necessário que o Governo, o qual tem a obrigação de manter o bem-estar dos cidadãos, deve promover ações comunitárias nas ruas, e realizar investimentos, para que junto a população essa classe invisível possa ter seus direitos garantidos e passem a viver com qualidade. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária como Tomás de Aquino defende.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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