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Por Kellynunes
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Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas sociais. Na realidade brasileira, a crítica de Sarámago é verificada na vida das pessoas em situação de rua, que se tornam invisíveis diante de tal cegueira social. Nesse contexto, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. Em primeira análise, vale ressaltar que a negligência governamental é um fator agravante para o problema. O Pacto Social escrito pelo contratualista John Rawls, evidencia ser dever do Estado garantir o direito dos cidadãos como a moradia. Todavia percebe-se a quebra desse contrato em relação á realidade das pessoas que estão vivendo em situação de rua, haja vista que o Brasil não oferta, condições iguais para pessoas menos favorecidas, consequentemente, marginaliza uma parte da população. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Ademais, e fundamental apontar a lacuna educacional como impulsionador do problema isso se aplica na vida dessas pessoas, nota-se uma inegável interferência, haja vista que a escola não tem de fato executado o seu papel no propósito de reverter o dilema, pois não agrega em sala de aula conteúdos que interfiram diretamente no impasse. Portanto, a necessidade de combater esses obstáculos para isso, é imprescindível que o governo através de verbas melhorar a educação e trazer aulas mais dinâmicas, ajudando famílias que não tem condições de comprar material para seus filhos. Desse modo que os alunos se interessem em participar das aulas e atividades escolares. Assim se consolidará uma sociedade mais justa onde o estado desempenha corretamente seu "Pacto Social" tal como afirma John Rawls.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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